Mais Lidas

Favelas do Rio convivem com a falta d'água há muito tempo

Atual problema da Cedae reforça a importância sobre a discussão do desabastecimento histórico das comunidades do estado

Situação do Morro do Preventório é melhor do que muitas comunidades do estado, apesar de alguns problemas
Situação do Morro do Preventório é melhor do que muitas comunidades do estado, apesar de alguns problemas -
O Rio está passando pela sua segunda crise hídrica em menos de um ano. Depois da geosmina, no início de 2020, é a vez da falta de abastecimento de água por causa de problemas na Elevatória do Lameirão, da Cedae.
A crise atual tem chamado a atenção porque está afetando áreas que não estão acostumadas a ficarem desabastecidas. Mas uma grande parcela da população fluminense já convive com a falta de água há bastante tempo: as favelas.
"É recorrente esses casos de falta d'água aqui dentro", aponta Anísio Borba, de 37 anos, morador do Complexo da Maré. "De uma forma geral, sempre está faltando água em algum lugar; ou só falta à noite, ou de fato não tem há algum tempo, ou vai e volta e o morador tem que ficar esperando determinado horário para ter algo".
ONG acabou de finalizar sobre o desabastecimento no conjunto de favelas da Zona Norte do Rio - Maré 0800 / Divulgação
Borba é morador da Vila do Pinheiro e é responsável por um levantamento que a ONG Maré 0800 acabou de finalizar sobre o desabastecimento no conjunto de favelas da Zona Norte do Rio. Em duas semanas, eles conseguiram que mais de 400 pessoas respondessem a um questionário virtual sobre o desabastecimento na região. Os dados ainda estão sendo compilados.
"A ideia foi colocar no papel que a falta de água não é um problema de determinados locais, mas sim de diversos. A gente vai entregar esse levantamento para a Cedae para mostrar a realidade da comunidade, porque sempre ouvimos que a Cedae e o governo do estado estão fazendo uma análise, mas essa análise a gente nunca vê", avisa.
ZONA OESTE
Na Zona Oeste do Rio, a Cidade de Deus é mais uma favela que não foge do problema histórico da falta de água. Os moradores da região precisam improvisar para não ficar com os baldes secos.
"As áreas mais carentes têm mais problemas. E é muito difícil a pessoa ter uma água potável ali. Ainda existe esse problema de que a água não é tão confiável", destaca André Melo, 45, presidente da ONG Nóiz Projeto Social.
A Cidade de Deus vive ainda o problema da desconfiança da qualidade da água - Nóiz Projeto Social / Divulgação
O mobilizador critica a atual crise, lembrando que estamos todos em uma pandemia. Ele afirma que a situação na Cidade de Deus está mais crítica do que o normal.
"Uns amanhecem com água, outros sem. No dia seguinte, os que estavam com ficam sem. Isso é muito ruim, ainda mais com os casos da covid-19 crescendo. As pessoas estão em atividade com muito medo, por que como você vai manter um ambiente insalubre se você não tem água?", questiona.
CENTRO
No Centro do Rio, o Morro dos Prazeres aparece como uma possível exceção do problema histórico da falta d'água nas favelas do estado. A região conta com uma elevatória própria instalada há alguns anos. Mas com a manutenção do Lameirão, a comunidade passa pelo mesmo desabastecimento que as demais regiões do estado.
"Desde que se fala em privatização, a relação de abastecimento de água no Rio só piora. Em um estado com muitas nascentes de rios, onde você tem fonte de água potável, as pessoas têm água suja chegando em suas torneiras ou não chegando", critica Zoraide Gomes, 48, idealizadora do projeto Vai na Web, que oferece aulas gratuitas de programação para jovens dos Prazeres e do Complexo do Alemão.
Os moradores dos Prazeres contam com uma elevatória própria instalada há alguns anos - Arquivo Pessoal
Cris dos Prazeres, como é conhecida, também lembra que o momento de pandemia para um desabastecimento como esse não poderia ser pior.
"Como as pessoas vão fazer a limpeza da sua casa, de tudo que entra nela? O cara que trabalha, que pega o BRT da vida lotado, como ele chega em casa e não tem água para tomar banho, para lavar aquela roupa que está ali compartilhando em um espaço de aglomeração mesmo sem querer?", alerta.
BAIXADA
Na comunidade Parque Ipanema, em Queimados, o problema da falta d'água poderia já ter sido solucionado se uma obra que instalaria caixas d'água no município da Baixada Fluminense estivesse concluída. 
"As coisas estão bem descambadas e quem sofre é a população. É um serviço pago que realmente já não chega com qualidade há muitos anos e agora não chega", reclama Paulo Silva, 32, que coordena um projeto social envolvendo esporte na favelada.
Paulo Silva tem 32 anos e é idealizador de um projeto na comunidade da Baixada - Parque Ipanema FC / Divulgação
O ativista do Parque Ipanema lamenta que mudanças na companhia podem ter influenciado numa piora do serviço oferecido à população.
"Eu conheço pessoas que trabalham lá e falam que teve mudanças internas que não agradaram algumas pessoas", diz.
NITERÓI
Já os moradores do Morro do Preventório, em Niterói, comemoram o fato de o problema da falta d'água ser algo bem pontual para eles. O município da Região Metropolitana é abastecido pela companhia Águas de Niterói e vive outra realidade. 
"Nesse momento, está tudo normalizado, mas o verão está vindo aí, quando a gente fica praticamente sem água", conta Elizabeth Barbosa, 48, que é uma das idealizadores do movimento Preventório Sem Água. "Aqui não sobe carro-pipa por ser uma comunidade alta. Já tentaram uma vez e houve um acidente, há uns 10 anos atrás, quando um carro perdeu o freio".
Os moradores do Preventório criaram um canal com a concessionária que fornece água para a região - Preventório Sem Água / Divulgação
O Preventório Sem Água foi criado há cerca de três anos para manter um canal de comunicação aberto entre os moradores da favela e a Águas de Niterói.
"Sempre que falta água em alguma travessa, as pessoas me acionam e vamos em cima do manobreiro e mando e-mail para a Águas de Niterói relatando a situação. A gente passou, ao invés de brigar, se unir. Também passei a cobrar dos moradores sobre o desperdício. Muitos não têm conhecimento e deixam a água vazar ladeira abaixo", detalha.
Situação do Morro do Preventório é melhor do que muitas comunidades do estado, apesar de alguns problemas Preventório Sem Água / Divulgação
ONG acabou de finalizar sobre o desabastecimento no conjunto de favelas da Zona Norte do Rio Maré 0800 / Divulgação
Os moradores dos Prazeres contam com uma elevatória própria instalada há alguns anos Arquivo Pessoal
Os moradores do Preventório criaram um canal com a concessionária que fornece água para a região Preventório Sem Água / Divulgação
Paulo Silva tem 32 anos e é do Parque Ipanema, em Mesquita Parque Ipanema FC / Divulgação
Paulo Silva tem 32 anos e é do Parque Ipanema, em Mesquita Parque Ipanema FC / Divulgação
Paulo Silva tem 32 anos e é idealizador de um projeto na comunidade da Baixada Parque Ipanema FC / Divulgação
A Cidade de Deus vive ainda o problema da desconfiança da qualidade da água Nóiz Projeto Social / Divulgação
A Cidade de Deus vive ainda o problema da desconfiança da qualidade da água Nóiz Projeto Social / Divulgação
André Melo tem 45 anos e é da Cidade de Deus Nóiz Projeto Social / Divulgação
Elizabeth Barbosa tem 48 anos e é do Morro do Preventório Arquivo Pessoal
Anísio Borba tem 37 anos e é do Complexo da Maré Maré 0800 / Divulgação
Zoraide Gomes Arquivo pessoal
Da esquerda para a direita: Anísio Borba (Maré), André Melo (Cidade de Deus), Zoraide Gomes (Prazeres), Paulo Silva (Parque Ipanema) e Elizabeth Barbosa (Preventório) Arquivo Pessoal

Comentários