Mais Lidas

Projeto piloto recupera espaço urbano em linha férrea no Rio

Ação começa com revitalização do viaduto Buraco do Padre, em Engenho Novo.

Revitalização do Buraco do Padre
Revitalização do Buraco do Padre -
Seguindo exemplos bem sucedidos de cidades que recuperaram espaços urbanos sob linha férrea, a Fundação Parques e Jardins (FPJ), a Subprefeitura da Zona Norte e a Gerência Local do Méier deram início a um projeto paisagístico piloto de revitalização do viaduto Buraco do Padre, em Engenho Novo.

O local, ponto de passagem de veículos entre as ruas Silva Freire e 24 de Maio e também um importante ponto de cruzamento de pedestres, vai receber pintura de muros, vias e calçadas; ajardinamento dos canteiros e áreas verdes superiores; horta comunitária vertical em cano de PVC; plantios de árvores e alguns mobiliários de apoio para comerciantes locais, confeccionados com materiais alternativos como caixotes de feira e paletes.

O objetivo das remodelações é tornar o local limpo, organizado e visualmente mais aprazível, aumentando assim a circulação de pedestres e, consequentemente, trazendo mais segurança à travessia. A iniciativa integra Prefeitura, moradores e comerciantes que auxiliaram o projeto com doações de tintas e materiais de construção.

Servidores da FPJ já iniciaram os trabalhos de jardinagem no entorno do viaduto. A Comlurb e a Seconserva também estão com equipes no local realizando serviços de limpeza, pintura e reparos na estrutura. A Rioluz vai melhorar a iluminação do viaduto e o restante das intervenções irão acontecer ao longo do mês de maio. A intenção é desenvolver projetos como este em outros espaços urbanos semelhantes ao longo da linha férrea.

Comentários