Mais Lidas

"Lavagem": Espetáculo terá turnê internacional com bailarinos de comunidades do Rio

Produção tem a coreógrafa brasileira Alice Ripoll e encenação da Cia. REC

Espetáculo
Espetáculo "Lavagem" -
Circulando por festivais e espaços culturais da Europa até outubro deste ano, o espetáculo "LAVAGEM", a mais recente obra dirigida pela coreógrafa brasileira Alice Ripoll e encenada pela Cia. REC, formada por bailarinos de várias comunidades do Rio e produção da Corbelino Cultural, mistura em um delírio a realidade e a fantasia, como num sonho apocalíptico.
Entre os artistas, estão Hiltinho, de Nova Iguaçu, Kati, de Rocha Miranda, Alan, da Tijuca, Tuany, do Complexo do Alemão, Tony, da Piratininga e Romulo, da Ladeira dos Tabajaras. Após estrear no Wiener Festwochen, em Viena, o espetáculo se apresenta ainda no Festival de la Cité, Kaserne e La Batie (Suíça); Theaterformen (Alemanha); Passages Transfestival, Actoral, Theatre Louis Aragon e Festival d'Automne à Paris & La Villette (França); Julidans (Holanda); Vooruit (Bélgica); Bienal BoCa (Portugal) e Teatro di Roma - Teatro Nazionale & Romaeuropa Festival (Itália).
Surgida em 2007, a parceria de Alice com os integrantes da companhia começou quando a coreógrafa dava aulas dança em uma ONG para jovens da favela carioca Chácara do Céu, realizando a estreia profissional do grupo no Festival Panorama. Ideia original de Alan Ferreira - que está em cena ao lado de Hiltinho Fantástico, Katiany Correia, Romulo Galvão, Tony Hewerton e Tuany Nascimento - a performance investiga com a ajuda de baldes, água e sabão, imagens ambivalentes a partir do ato de lavar, com desdobramentos cênicos e históricos observados criticamente.
Os elementos surgem em múltiplas imagens poéticas de êxodos, travessias, rituais, renascimento e resistência. A palavra “lavagem” pode significar limpeza, faxina, higienização, mas também a comida do porco. “Lavagem de dinheiro” é uma expressão usada quando se quer dissimular a origem ilícita de um pagamento. “Lavagem cerebral” é quando se obriga alguém a pensar de uma determinada forma. “Alma lavada” é quando se tem um grande alívio e se está tranquilo, sem pendências.

O que de fato precisa ser limpo? As casas, a sujeira dos ambientes? Rastros deixados, fatos da história? Odores dos fluidos do corpo, quando chegamos bem perto? A espuma tinge os corpos e remete à invisibilidade, as bolhas sugerem um mundo de sonhos, em contraste com a dura falta de mobilidade social do mundo real. Estabelecendo uma relação próxima do público, o trabalho busca ampliar modos de contato entre os intérpretes e a plateia, além de uma nova experiência de compartilhamento do espaço. A proximidade dos corpos ora remete à claustrofobia, aos apertos concretos ou simbólicos, ora se apresenta com o acolhimento de um útero, onde cheiros, texturas da pele e o calor que emana dos corpos se fazem sentir.

O espectador pode contemplar a peça sob uma ótica pictórica, mas também ser tocado por questões sobre posições sociais e hierarquias, destinos traçados e oportunidades. Lavagem apresenta uma ancestralidade cheia de lutas e também segredos sobre a alegria de não ficar obcecado em vencer a corrida pela maior capital.
SERVIÇO:
“LAVAGEM” - AGENDA EUROPA – 28 de junho a 22 de outubro de 2021 - https://aliceripoll.com/Agenda
Espetáculo "Lavagem" Divulgação
Espetáculo "Lavagem" Divulgação
Espetáculo "Lavagem" Divulgação

Comentários