Mais Lidas

Curso de gastronomia vai capacitar moradores da comunidade da Rocinha

Alunos terão aulas sobre gastronomia brasileira, técnicas internacionais e cozinha sustentável

o Instituto Capim Santo (ICS) foi fundado pela Chefe de Cozinha, Morena Leite, em 2009
o Instituto Capim Santo (ICS) foi fundado pela Chefe de Cozinha, Morena Leite, em 2009 -
O Instituto Capim Santo divulgou, na última quinta-feira (24), a lista dos aprovados para a nova turma do projeto Cozinha do Amanhã. As aulas acontecerão na Biblioteca Parque da Rocinha (BPR), a partir do dia 11/03. O curso conta com parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e vai capacitar 20 moradores da comunidade neste ciclo.

"Gastronomia é economia criativa e gera empregos. E esta parceria visa oferecer capacitação e impacta positivamente a comunidade da Rocinha, gerando oportunidade e empoderamento aos alunos", ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O Cozinha do Amanhã conta com quatro meses de duração de curso, 200 horas/aula, duas vezes por semana, quatro horas por dia, com aulas práticas e teóricas. Nas práticas, serão abordados temas sobre o preparo e técnica para: pães, massas, petiscos, aves, carnes, entre outros. As teóricas serão sobre: história da gastronomia, boas práticas e nutrição.

"O nosso curso se baseia em três pilares: gastronomia brasileira, técnicas internacionais e cozinha sustentável. Dessa forma, o Cozinha do Amanhã oferece às pessoas em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de geração de emprego e renda", explicou Luccio Oliveira, presidente do Instituto.
No final do curso, os participantes terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na própria cozinha-escola, onde os alunos terão o desafio de realizar o seu próprio trabalho de conclusão. Todos os formandos serão diplomados em uma celebração para fechar o calendário.

A iniciativa está sendo realizada por meio de acordo técnico firmado em setembro de 2021, entre a Sececrj e a Instituição Capim Santo, por intermédio da Superintendência de Leitura e Conhecimento.

Sobre o Instituto Capim Santo

Oficializado em 2012, o Instituto Capim Santo (ICS) foi fundado pela Chefe de Cozinha, Morena Leite, em 2009. Desde essa época o ICS proporciona para as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, uma formação profissional de excelência na área da gastronomia.

Além da capacitação profissionalizante, o Capim Santo ainda oferece aos jovens da comunidade noções de empregabilidade e desenvolvimento humano.
o Instituto Capim Santo (ICS) foi fundado pela Chefe de Cozinha, Morena Leite, em 2009 Leonardo Ferraz / Divulgação
Além da capacitação profissionalizante, o Capim Santo ainda oferece aos jovens da comunidade noções de empregabilidade e desenvolvimento humano Foto: Leonardo Ferraz / Divulgação
As aulas acontecerão na Biblioteca Parque da Rocinha Foto: Leonardo Ferraz / Divulgação

Comentários