Catiane Pereira: Especial 5 anos PerifaConnection

Catiane Pereira é jornalista
Catiane Pereira é jornalista -
Catiane Pereira, ou simplesmente Cati, é mulher negra, nordestina, filha de mãe solo. Nascida na Bahia, ainda criança, com poucos meses de vida, se mudou para o Rio de Janeiro, onde reside atualmente. Moradora de Magé, Baixada Fluminense, foi aluna de escola pública. Como sempre gostou de escrever e contar histórias, resolveu cursar Jornalismo na UFF, em Niterói. Embora não tenha sido fácil estudar longe de casa, persistiu em concluir o Ensino Superior.
Em 2021, durante a graduação, Cati conseguiu um estágio de Social Media na Agência Lupa, plataforma que visa combater a desinformação (fake news). Poucos meses depois, passou a trabalhar na redação e hoje é repórter efetivada. De lá para cá, escreveu mais de 400 textos, sendo a maior parte de checagem de notícias. Na pandemia de COVID-19, por exemplo, viu a importância de um jornalismo responsável.
Interessada em questões raciais, seu TCC foi uma grande reportagem multimídia, desenvolvida em co-autoria com Indianara Reis, sobre os 20 anos da Lei 10.639/03 e os desafios para enegrecer o currículo escolar. A partir de levantamento de dados, tornou-se possível observar como diversas escolas realizam pouca ou nenhuma ação para implementação da lei que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.
Nesse sentido, o C. E. Cap. Oswaldo Ornellas, em São Gonçalo, se apresenta como uma exceção. A dupla entrevistou às responsáveis por desenvolver um projeto contínuo sobre o assunto, mostrando que é possível construir uma educação antirracista.
Cati acredita que o jornalismo tem um papel social e atribui a ele o seu crescimento. Desse modo, ouvir e ajudar as pessoas é o que mais faz sentido na profissão que escolheu seguir.
João Paulo Ovidio, professor e colaborador do PerifaConnection

Comentários