Alô Comunidade
Literatura periférica ocupa a Flip com a terceira edição da Casa da Favela
Por Meia Hora
Publicado em 27/07/2025 07:30:00 Atualizado em 27/07/2025 07:30:00A Casa da Favela retorna pela terceira vez à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. Promovido pela Agência de Notícias das Favelas (ANF), o espaço tem como tema “A favela no multiverso”, destacando a pluralidade dos territórios periféricos e suas potências ancestrais, tecnológicas e coletivas.
A programação reúne debates, lançamentos de livros e exposições. No primeiro dia, o debate “Julho delas” reúne Jandira Feghali, Dandara Suburbana, Dani Balbi e Auritha Tabajara, com mediação de Mônica Nêga. No dia 31, Conceição Evaristo participa da mesa “Tecnologias ancestrais para a retomada dos nossos futuros”, ao lado de Viviane Mosé e Auritha Tabajara, com mediação de Lavínia Rocha.
No sábado, Ivana Bentes media o debate “Memória programada”, sobre inteligência artificial nas favelas, com Nina da Hora, Camila Leporace e Talita Azevedo.
A Casa também marca o lançamento do selo literário da ANF, com obras como “GRITA! Histórias & poemas de impacto”, de Káliman Chiappini, que também apresenta a exposição-instalação “Serpente do mundo”, sobre opressão e libertação.
“A arte, a cultura e a literatura das periferias são vitais para a reconstrução da nossa sociedade”, afirma Jaque Palazzi, coordenadora da Casa.
A Casa da Favela fica na Rua Tenente Francisco Antônio 28, no Centro Histórico de Paraty. A iniciativa tem apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Maricá e Caixa Econômica Federal. Confira a programação completa em: www.anf.org.br/programacao-da-casa-da-favela-na-flip-reforca-protagonismo-periferico