Juventude da Baixada mostra força no esporte nacional
Por Meia Hora
Publicado em 28/09/2025 00:00:00 Atualizado em 28/09/2025 00:00:00A juventude da Baixada Fluminense vem mostrando talento e determinação para conquistar o Brasil pelo taekwondo. Em 2025, os jovens do Garra Taekwondo, de Campos Elíseos, Duque de Caxias, acumularam conquistas históricas que refletem disciplina, superação e o poder transformador do esporte, mas também enfrentam desafios estruturais que poderiam ampliar ainda mais seu impacto.
Na Copa Sudeste, em Minas Gerais, nove atletas representaram a região e voltaram com cinco medalhas. Histórias como a de Dayane Vitória, que superou dores no joelho para se consagrar campeã, ou a de Adrian Lima, que dividiu o pódio com o adversário em gesto de respeito e solidariedade, mostram que o taekwondo vai muito além das vitórias: forma cidadãos comprometidos com valores de esforço, disciplina e coletividade.
Poucos meses depois, em Aracaju, veio a consagração no Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo 2025, onde os jovens superaram a própria marca histórica ao conquistarem sete medalhas: quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze. Jacqueline, Cristophe, Nycolas e Hadassa foram campeões brasileiros, enquanto Pyetro e Guilherme garantiram a prata, e Dayane o bronze. Outros atletas chegaram ao top 5 e ao top 7 nacional, mostrando que a Baixada está entre os grandes nomes do taekwondo brasileiro.
Apesar dos resultados expressivos, o Garra Taekwondo funciona de forma voluntária e enfrenta limitações financeiras. Segundo Vinicius Lanzelotti, fundador e mestre do projeto, "o Garra Taekwondo não tem nenhum tipo de apoio financeiro de instituições ou órgãos públicos. Contamos com a ajuda de algumas empresas locais e da comunidade, mas um patrocínio estruturado poderia ampliar ainda mais nosso alcance e transformar a vida de muito mais crianças, adolescentes e jovens."
Essas conquistas não seriam possíveis sem a dedicação de cada atleta, o apoio das famílias e mobilização da comunidade e nas redes sociais. É um esforço coletivo que vai além do tatame, oferecendo perspectivas de futuro para jovens de territórios periféricos.
A cada competição, os atletas do Garra Taekwondo provam que talento e determinação não faltam. Suas vitórias mostram que, quando a juventude tem oportunidade, pode conquistar o Brasil e ainda ir muito mais longe.