Alô Comunidade

Festival WOW RIO destaca força feminina na Maré

Por Meia Hora

Publicado em 26/10/2025 00:00:00 Atualizado em 26/10/2025 00:00:00
Projeto WOW

Entre sexta-feira e hoje, o Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, foi palco da terceira edição do Festival Mulheres do Mundo - WOW Rio 2025. Com curadoria e realização da ONG Redes da Maré, o evento reuniu 150 convidadas em 90 mesas de debate, 50 oficinas, shows, performances, feira de empreendedoras, campeonato de futsal e corrida. Com o tema 'Justiças', o festival aborda questões como justiça reprodutiva, justiça climática e enfrentamento das desigualdades econômicas e de poder.

O festival internacional Women of the World (WOW) surgiu no Reino Unido e, desde 2010, já foi realizado mais de 150 vezes, em 71 cidades espalhadas por seis continentes, alcançando um público de 5,3 milhões de pessoas. O Rio de Janeiro é a única representante da América Latina a integrar essa rede global.

Entre as convidadas, estiveram nomes como Conceição Evaristo, Sueli Carneiro, Jurema Werneck, Japira Pataxó e a ministra Anielle Franco. As mesas de debate trataram desde o direito de decidir sobre o próprio corpo até a luta por justiça climática e democracia, com destaque para o protagonismo das mulheres negras e periféricas.

Os shows reuniram diferentes gerações e estilos da música brasileira, com apresentações de Fat Family, Kaê Guajajara e Fafá de Belém. O festival também contou com o FutWOW, campeonato de futsal inclusivo, reunindo mulheres cis e a população LGTQIAPN .

Para Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré e curadora do evento, "realizar um festival do porte do WOW num território de favela é afirmar a importância de olhar para a cidade de uma forma igualitária, se apropriando dos espaços sem barreiras ou fronteiras. Um festival desse porte num conjunto de favelas é a chance de mostrar que estamos aqui e que há uma vida muito interessante que pulsa na Maré".

A programação de hoje começou às 07h, com a 'Corrida Destemidas' pelas ruas da Maré e se encerra com os shows de Priscila Sena e MC Luanna, no Centro de Artes da Maré. Ingressos gratuitos poderão ser retirados no local duas horas antes do horário da programação de shows do dia, por ordem de chegada e mediante disponibilidade de ingressos.

  • Mais sobre: