Alô Comunidade

Sem modismo: corrida de rua ajuda a resgatar vidas em Belford Roxo

Por Meia Hora

Publicado em 18/01/2026 00:00:00 Atualizado em 18/01/2026 00:00:00
fôlego

Com o grito de guerra 'onde há fôlego, tem vida', o Fôlego Runners é um grupo de corrida de rua que transforma vidas pelo esporte. Criado há 4 anos por Rodrigo Ferreira, sua esposa e amigos, o grupo busca tirar pessoas da inércia, do sedentarismo e da falta de esperança, levando disciplina, saúde, união e fé. Sem limites de idade, o projeto já ajudou vários atletas a subir ao pódio e conquistar premiações, mas o mais importante é o resgate do sentido comunitário.

"Aqui, todos correm por um mesmo ideal: transformar vidas e fortalecer a comunidade. Não temos apoio ou patrocínio, tudo é com ajuda dos próprios participantes," explica Rodrigo.

Presente nos bairros Jardim Glaucia, Bom Pastor e Jardim Redentor, em Belford Roxo, sempre às 19h40, o Fôlego Runners acumula histórias de superação e melhora na saúde física e mental. Um exemplo é Anderson Barbosa, o Teco, de 45 anos, que há 6 meses entrou na equipe. Começou a correr para incentivar um amigo e se identificou com a corrida e o clima positivo do grupo. Teco deixa uma mensagem para quem pensa em começar: "Nunca é tarde para se movimentar. Vá no seu ritmo, respeite seus limites e celebre cada pequeno avanço… seu corpo e sua mente agradecem".

Como coletivo organizado, o Fôlego Runners trabalha com temáticas mensais, como o Setembro Amarelo, campanha de valorização e prevenção à vida. Diego Lima, que há quase 2 anos participa ativamente, superou uma depressão e crises de ansiedade. Após convite de um professor, realizou o sonho de ser corredor e enfrentar seus desafios.

"A corrida faz um bem enorme; só quem participa entende, uma mistura de emoções, superação e a certeza de que posso e consigo", afirma Diego.

Apoie o Fôlego Runners a correr mais longe: Pix 21976680658. Saiba mais em @folego_runners
no Instagram.

  • Mais sobre: