Alô Comunidade

VAGAS PARA CURSO GRATUITO DE ZINES

Por Meia Hora

Publicado em 15/02/2026 00:00:00 Atualizado em 15/02/2026 00:00:00

Com o objetivo de fortalecer produções artesanais para além do eixo central da capital, o Coletivo Trave realiza o curso 'Zines como Ferramentas para Autopublicação', com duas turmas previstas: uma em Itaguaí, na Baixada, a partir de fevereiro, e outra no bairro de Bangu, na Zona Oeste do Rio, com início em março.

A proposta é oferecer formação gratuita em produção de zines (publicações independentes, de formato livre e baixo custo de reprodução) voltada a públicos diversos e periféricos. O projeto conta com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via edital Feiras Literárias e Projetos Literários de Formação.

Cada turma terá três encontros, realizados ao longo de três semanas consecutivas, com duração de três horas por aula. Durante o curso, os participantes aprenderão todas as etapas de criação de uma zine, incluindo diagramação, formatação, refil e encadernação, sem exigência de conhecimento prévio. Ao final, cada aluno sairá com sua própria publicação impressa.

Em Itaguaí, as aulas ocorrerão nos dias 21 e 28 de fevereiro e 7 de março, das 15h às 18h, no CEU das Artes de Itaguaí, localizado no bairro de Chaperó. Já em Bangu, os encontros estão marcados para os dias 19 e 26 de março e 2 de abril, das 18h às 21h, na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, situada na Praça Primeiro de Maio.

Serão disponibilizadas 15 vagas por localidade. A organização informa que haverá prioridade para pessoas LGBTQIAPN , pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pretos e pardos. Todos os materiais necessários serão fornecidos gratuitamente. Os espaços contarão com intérpretes de Libras, mediação e estrutura acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

As aulas serão ministradas pela designer Julia Kürten, com o apoio de recursos visuais e exemplos práticos. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online, disponível até hoje, 15 de fevereiro, para a turma de Itaguaí e até 12 de março para a turma de Bangu.

Ao término do curso, os participantes receberão certificado digital e quatro exemplares impressos das zines produzidas durante a formação.

Fundado na Zona Norte e com forte atuação na Zona Oeste desde 2021, o Coletivo Trave é um grupo artístico multidisciplinar que atua na publicação de zines na capital fluminense. Para o grupo, produzir zines é um processo gráfico artesanal que transmite ideias e vivências, de modo a possibilitar um contato direto com o leitor. Uma das qualidades máximas do meio é a liberdade de criação, considerando que a produção pode ser feita de forma totalmente independente. Para conhecer mais sobre o coletivo, siga @coletivotrave no Instagram.

  • Mais sobre: