A Volkswagen revelou, esta semana, seu novo superesportivo el�trico, o I.D. R Pikes Peak. Mais r�pido do que um F�rmula 1, o modelo � equipado com dois motores de 689 cv de pot�ncia e, segundo a montadora alem�, pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 2,25 segundos.
Mais uma das investidas da marca no universo dos carros el�tricos, o I.D. R Pikes Peak conta com dois motores, alimentados por baterias de �on de l�tio. Como sua proposta � esportiva, as baterias n�o t�m foco na autonomia, e, sim, na pot�ncia entregue pelo autom�vel. Gra�as � mudan�a, os propulsores do el�trico, combinados ao baixo peso (1.100 kg), podem gerar 66,3 quilos de torque (for�a).
O superesportivo � um dos 20 modelos relacionados em um plano da marca para o mundo dos ve�culos 100% el�tricos. Todos os lan�amentos devem ser conclu�dos at� 2025. Outras vers�es da fam�lia I.D. s�o mais populares. Uma delas � a I.D. Buzz, vers�o futur�stica e aut�noma da famosa Kombi.
Criado para competi��es de alto desempenho, o ve�culo dever� participar da mais tradicional prova de subida de montanha do mundo, a Pikes Peak, que acontecer� no dia 24 de junho, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. De acordo com a Volkswagen, o respons�vel por guiar o ve�culo pelo trajeto de 20 km at� o cume da montanha, cheio de curvas arriscadas, ser� o franc�s Romain Dumas. A prova � conhecida como 'Corrida para as Nuvens'.
A Volkswagen n�o � iniciante no trajeto. Em 1987, a montadora utilizou um Golf preparado com dois motores, que entregava pot�ncia de 652 cv para superar as 156 curvas.�At� agora, o recorde para a categoria de prot�tipos el�tricos � de 8m57s, que foi estabelecido em 2016 pelo neozeland�s Rhys Millen. "� a hora de estabelecer nossa marca", afirma o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets.