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Fazer recall � seguran�a

Reparos de problemas de fabrica��o cresceram em 2017, segundo o Procon

Os reparos n�o podem trazer nenhum custo ao consumidor que comprou o ve�culo, garante a legisla��o
Os reparos n�o podem trazer nenhum custo ao consumidor que comprou o ve�culo, garante a legisla��o - divulga��o

Em 2017, o n�mero de recalls voltou a subir. Segundo dados do Procon, cerca de 1,8 milh�o de carros foram "convocados" para reparos. O total dos chamados � aproximadamente 20% superior ao ano de 2016, quando 1,5 milh�o de unidades foram chamadas pelas montadoras.

No momento, a Renault, Peugeot e Toyota est�o com uma campanha para consertos de modelos com problemas de fabrica��o. Diante do aumento, vale a pena entender como funcionam os procedimentos do conserto e, principalmente, os direitos do cliente na transa��o. O primeiro deles � a garantia de gratuidade, pois os reparos n�o podem trazer nenhum custo ao consumidor.

Se o seu carro estiver na lista de chassis convocados, � necess�rio entrar em contato com o telefone fornecido no comunicado da montadora, que provavelmente indicar� ao usu�rio o local onde o reparo ou ajuste ser� realizado. O recall � registrado na documenta��o do ve�culo e pode ser checado pelas autoridades.

No entanto, se o dono do carro n�o comparecer ao chamado em at� um ano, � poss�vel ir � concession�ria a qualquer momento, pois o reparo � um direito garantido. No Brasil, o C�digo de Defesa do Consumidor tem uma lei que define que o fabricante n�o pode colocar no mercado nenhum tipo de produto ou servi�o que ponha em risco a sa�de ou mesmo a seguran�a das pessoas. Os erros das montadoras na linha de produ��o est�o enquadrados no dispositivo.

Um carro com problemas de fabrica��o, mesmo que sanados pela montadora, � menos valorizado que outro do mesmo modelo que nunca tenha passado por reparos. No momento da compra, o cliente pode pedir abatimento do valor caso o ve�culo que esteja � venda tenha passado por recall.

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