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Os sinais do motor

Quando o 'cora��o' do seu ve�culo ultrapassa os 250 mil km ou n�o, � preciso ficar atento a alguns problemas

Por Lucas Cardoso

A troca de �leo deve ser respeitada pelo propriet�rio do carro
A troca de �leo deve ser respeitada pelo propriet�rio do carro - reprodu��o

Os problemas no motor costumam pegar o motorista de surpresa. At� mesmo em carros novos. Por isso, o propriet�rio deve estar atento a alguns fatores que podem indicar falhas na opera��o do sistema. Segundo o gerente t�cnico de lubrificantes da Shell, Cezar Cerbam, os motores t�m tempo de vida �til definido por quil�metros rodados. A partir de 250 mil km, os danos podem aparecer. Mas, gra�as aos avan�os tecnol�gicos dos cilindros, brunimento, camisas e pist�es, os motores est�o mais eficientes. E, se utilizados da maneira correta, podem durar bem mais do que o estipulado pela quilometragem. "Desde que a manuten��o preventiva esteja em dia, os motores podem durar muito mais, at� 400 mil km", diz Cezar.

Para o especialista, o tempo de vida �til dos motores depende mais da utiliza��o e do cuidado do propriet�rio do que da quilometragem rodada. Segundo Cerbam, para evitar problemas como queda na pot�ncia e ru�dos anormais, fuma�a branca no escapamento, marcha lenta irregular, vazamento ou alto gasto de �leo lubrificante, a primeira dica � seguir as indica��es do fabricante para as trocas de �leo. "Se o condutor cumprir todo o planejamento de trocas de �leo, o motor funcionar� melhor e n�o apresentar� problemas no futuro", diz o especialista.

Al�m disso, ele alerta para a condi��o de dire��o. "Se o carro � usado em centros urbanos, como o Rio, � normal que ele tenha vida �til reduzida devido ao movimento de 'anda e para' e trabalho excessivo em altas temperaturas. Por outro lado, se o motorista roda muito em estrada, a expectativa de vida cresce, pois o carro trabalhar� com o giro mais baixo. O esfor�o do motor � bem menor para quem faz trechos longos", explica Cerbam.

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A troca de �leo deve ser respeitada pelo propriet�rio do carro reprodu��o
Baixa pot�ncia e ru�dos podem ser sinais que o motor n�o est� mais funcionando bem reprodu��o da internet
A manuten��o preventiva � a principal respons�vel pelo aumento da vida �til do motor reprodu��o
Segundo o especialista Cezar Cerbam, a lubrifica��o do motor � um dos fatores mais importantes para garantir uma vida �til mais longa Reprodu��o

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