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Uma aposta milion�ria

Montadora investiu R$ 350 milh�es em nova f�brica de inje��o de alum�nio

Por Lucas Cardoso

Instala��o � composta por 165 m�quinas de �ltima gera��o, trazidas de 11 pa�ses, como Jap�o, Coreia, Fran�a, Espanha e Alemanha
Instala��o � composta por 165 m�quinas de �ltima gera��o, trazidas de 11 pa�ses, como Jap�o, Coreia, Fran�a, Espanha e Alemanha - fotos divulga��o

No ano em que completa duas d�cadas de produ��o no pa�s, a Renault do Brasil inaugura a Curitiba Inje��o de Alum�nio. Com o lan�amento realizado na manh� de ter�a-feira, em S�o Jos� dos Pinhais, regi�o metropolitana da capital paranaense, o Complexo Ayrton Senna passa a abrigar quatro f�bricas da marca. Segundo a montadora, a nova planta � fruto de um investimento de R$ 350 milh�es. "Desde que a Renault come�ou aqui, investimos cerca de R$ 7 bilh�es para fazer da unidade brasileira uma unidade estrat�gica. A inaugura��o da nova instala��o traz uma dose extra de efici�ncia ao nosso neg�cio, permitindo que alcancemos resultados ainda melhores", afirma Olivier Murguet, presidente da Renault para a Am�rica Latina.

Mais moderna do mundo

Com a inaugura��o, a planta da Renault no Brasil, chamada de CIA, passa a ser a mais moderna no mundo, al�m de ser a �nica linha de inje��o de cabe�ote no Grupo Renault. Antes, o material usado na nova fam�lia de motores SCe, utilizados nos lan�amentos Kwid e Captur e nas novas gera��es de�Sandero, Logan, Duster e Oroch, era importado da China. "Mantivemos nossos investimentos no pa�s inalterados, mesmo em per�odos de instabilidade econ�mica, o que nos permitiu renovar e ampliar a nossa gama de produtos e fortalecer nossa estrutura. Esta inaugura��o � mais uma demonstra��o do nosso compromisso com o pa�s", afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.

Motores mais leves, compactos e eficientes

Com uma �rea de 14 mil metros quadrados, a f�brica pode produzir anualmente 500 mil pe�as. Para isso, 100 profissionais trabalham no local. As m�quinas, 30% mais compactas e 20% mais produtivas, transformam alum�nio bruto em partes de motor. O novo sistema substitui o maquin�rio tradicional que produz blocos de motor de ferro, muito mais pesado e de dif�cil dissipa��o de calor.

As novas instala��es do complexo aproveitam a luz natural e ilumina��o LED, de maior durabilidade e economia. O pr�-aquecimento das barras de alum�nio � feito com o reaproveitamento do calor, reduzindo a utiliza��o de g�s. As medidas representam redu��o de 5% no consumo de energia.

A inje��o do alum�nio no bloco � feita de forma robotizada, a uma velocidade de 200 km/h. O processo de fabrica��o � inorg�nico, isento de fumos e emiss�es de carbono, o que contribui para a qualidade do ambiente.

A qualidade do bloco e do cabe�ote possui um laborat�rio metal�rgico, onde s�o realizados testes. Entre os destaques, est� um equipamento de tomografia computadorizada industrial, primeiro deste porte em uma montadora na Am�rica do Sul. A m�quina faz an�lise das pe�as em tr�s dimens�es.

Galeria de Fotos

Instala��o � composta por 165 m�quinas de �ltima gera��o, trazidas de 11 pa�ses, como Jap�o, Coreia, Fran�a, Espanha e Alemanha fotos divulga��o
Segundo a Renault, para a constru��o e implanta��o f�brica de inje��o de alum�nio foram investidos R$ 350 milh�es divulga��o
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