• Siga o Meia-Hora nas redes!

Da ilumina��o ao mobili�rio e �s cores e texturas: dicas para deixar o lar mais espa�oso

ILUMINA��O: � indicado o uso de ilumina��o indireta, como arandelas e pain�is iluminados nas paredes. Sancas no teto com ilumina��o indireta, uso de spots embutidos e lustres pequenos tamb�m ajudam.

MOBILI�RIO: m�veis com alturas mais baixas colaboram para que o campo visual do propriet�rio fique o mais livre poss�vel. Mobili�rios vers�teis e multiuso tamb�m auxiliam no aproveitamento de espa�o (cama-ba�, mesas retr�teis, sof�s-cama, buffets com portas e gavetas, gabinetes e nichos para guardar pufes). Os pufes s�o �timas op��es para serem usados como assentos adicionais quando necess�rio.

CORES E TEXTURAS: cores e texturas da mob�lia e das paredes influenciam diretamente na perspectiva do espa�o. "Paredes com texturas pesadas como grafiatos e mosaicos de pedra natural deixam o ambiente menor. Por essa raz�o, indicamos paredes com cores claras e neutras, bem como as cortinas na mesma linha de cores, evitando segmenta��o da parede", aconselha a especialista. As cores mais fortes para mobili�rios podem ser pontuais, como estofado de uma poltrona, quadros mais coloridos, ou um m�vel.

ESPELHOS: os espelhos ajudam a ampliar os espa�os por conta do reflexo que eles produzem. O ideal � pensar sempre em qual imagem o espelho ir� refletir, dando prefer�ncia para que o reflexo seja para �reas amplas, como varandas, corredores, ou que o reflexo traga a luz de janelas ou paredes lisas e claras. "Os espelhos devem ser grandes, de prefer�ncia indo desde o ch�o at� o teto", indica a designer de interiores T�ssia Pereira.

HALL DE ENTRADA: a ilumina��o deve ser convidativa, pois � este espa�o que d� a primeira impress�o sobre o ambiente. Pontos de luz espalhados funcionam bem nesse c�modo.

SALA DE ESTAR: por ser o ambiente em que as pessoas ficam durante a maior parte do tempo, quando est�o em casa, a ilumina��o deve ser aconchegante para a vis�o e, ao mesmo tempo, agir como um fator proporcionador de intimidade, para conversas entre familiares e amigos ou, ainda, leituras e afins.

COZINHA: a cozinha � o ambiente que mais precisa de ilumina��o. Luzes claras s�o o tipo ideal.

BANHEIRO: a luz deve ser singela e fria, mas precisa facilitar a��es que ocorrem no espa�o, como passar maquiagem, fazer a barba etc.

QUARTO: O ideal neste c�modo � que existam l�mpadas que iluminem todo o espa�o e outras indiretas, que ajudem em momentos de leitura, por exemplo.

Coment�rios

Mais not�cias