• Siga o Meia-Hora nas redes!

Acabamentos para casa

Orientações para utilização e preservação de mármores e granitos em áreas externas

Marmoraria Dutra 1
Marmoraria Dutra 1 - Divulgação

Quem pretende decorar a casa tem que pensar bastante nos tipos de acabamento dos móveis. De acordo com especialistas, o mais indicado para os pisos, por exemplo, é o uso de granito, devido à resistência. Já para os revestimentos, existem vários materiais possíveis.

"Para áreas internas e secas, a melhor indicação são os lustrados, enquanto que, para áreas externas e molhadas, aconselho os naturais. Na cozinha e no banheiro, o morador deve evitar o uso de mármores, pois são mais porosos e absorvem produtos de limpeza e cosméticos. Acabam manchando", explica o arquiteto Fabiano Vitória, da Dezenove Arquitetura.

Uma dica é sempre aplicar um impermeabilizante. Existem vários no mercado, que não alteram as características do mármore ou do granito. Na hora da colocação do material, a pessoa deve ficar atenta a alguns cuidados. É necessário sempre usar argamassa branca para pedras claras e argamassa cinza para as escuras. Não devem ser utilizados produtos de limpeza agressivos, somente detergente neutro, e é recomendável evitar uso excessivo de pedras no ambiente, para não deixá-lo pesado.

"Para ambientes pequenos, como banheiros e lavabos, utilize pedras claras. Já na cozinha, podem ser claras ou escuras, mas cuidado com a harmonização com os revestimentos e marcenaria", esclarece o arquiteto da Dezenove Arquitetura.

De acordo com a Marmoraria Dutra 1, estão em alta no mercado pedras industrializadas, como silestone, nanoglass e branco prime, que podem ser aplicados em bancadas de cozinhas, lavatórios, revestimentos, forrações e fachadas. "É possível encontrar vários materiais para utilização em todos ambientes da casa que conseguem fazer qualquer tipo de acabamento".

Galeria de Fotos

Marmoraria Dutra 1 Divulgação
Para ambientes externos e molhados, especialista orienta o uso de mármore natural FOTOS Divulgação
Para áreas externas e molhadas, a indicação é uso dos naturais. Já nas internas e secas, os lustrados Divulgação

Comentários

Mais notícias