Como colorir a casa
É importante pensar bem o projeto, pois as cores influenciam no tamanho do espaço

A escolha das cores pode influenciar no tamanho do espaço de um imóvel. Por isso, a decisão a respeito das tintas a serem utilizadas deve ser pensada antes mesmo da execução do projeto. Para ajudar na hora de colorir a casa, especialistas dão dicas para os moradores não errarem na decoração.
Segundo a arquiteta Nicole Finkel, as pinturas claras nas paredes dão impressão de que o ambiente é maior do que realmente é. "Esse tipo de tom ajuda na ampliação do espaço. Já as cores escuras transmitem sensação contrária. Porém, em certos casos, as escuras causam a impressão de 'afastamento', como em um hall de entrada, dando a impressão de que a parede está mais distante", afirma.
O morador deve pensar na harmonização da tinta da parede com as dos móveis, pois, dessa forma, cria-se uma composição. "Em uma sala de TV, por exemplo, podemos escolher uma cor para uma parede e, a partir dela, buscar elementos que tenham esse mesmo tom para conversarem e alcançarem uma integração", orienta a arquiteta Ana Yoshida.
Focar em uma parede escura e pintar as outras de cores claras é uma boa opção para montar um espaço colorido e harmonioso. Outro ponto importante é pensar em tons mais frios para as paredes do quarto, como o azul ou o cinza, pois esses trazem a sensação de harmonia e de relaxamento, ideais para um ambiente de dormitório.
Já quem pensa em um clima mais descontraído pode optar por revestimentos coloridos, mas também é preciso saber combinar as tintas.
"Ladrilhos e revestimentos coloridos voltaram a ser uma forte tendência nos últimos anos e, pela versatilidade que oferecem, ganharam cada vez mais espaço dentro de casa. Porém, o morador não deve se esquecer da harmonização nas combinações dos revestimentos", afirma Ana.