• Siga o Meia-Hora nas redes!

Para organizar a cozinha

Planejamento deve ser palavra-chave para quem pretende decorar o ambiente

Por Marina Cardoso

A copa pode ser um bom espa�o para uma refei��o com amigos
A copa pode ser um bom espa�o para uma refei��o com amigos - Divulga��o

A cozinha � o cora��o da casa para muitas pessoas. Tanto � poss�vel fazer uma boa refei��o nesse ambiente quanto receber uma visita querida em meio a um alvoro�o de panelas, talheres e eletrodom�sticos. Um monte de coisa num lugar s� requer, ent�o, um bom planejamento. � importante tornar o espa�o pr�tico e organizado.

O morador deve pensar em cada detalhe. Onde guardar lou�as? E mantimentos? No caso de cozinhas pequenas, o cuidado deve ser ainda maior, explicam especialistas. O aconselh�vel � que o ambiente tenha um projeto com m�veis planejados, com gavetas, nichos fechados e prateleiras nas medidas ideais. Assim, todos os espa�os ser�o usados da melhor forma poss�vel.

"Antes da organiza��o da �rea de armazenamento, deve-se fazer uma avalia��o do que ser� guardado. Os gavet�es sob a pia podem ser usados para panelas, por exemplo. Os gaveteiros s�o fundamentais para juntar talheres, panos, toalhas e jogos americanos. Os arm�rios superiores podem ser usados para copos e lou�as em geral", explica a arquiteta Gigi Gorenstein.

J� uma decora��o mais aparente pode ser uma boa alternativa para quem pensa em arrumar a copa de uma forma diferente. Prateleiras abertas t�m sido usadas para armazenamento de utens�lios, temperos e at� de alguns potes de mantimentos. Assim, os objetos ficam mais � m�o em qualquer ocasi�o. Esse jeito despojado agrada tamb�m visitas mais descoladas.

"Podemos instalar suportes aramados nas paredes para colocar neles utens�lios como t�buas de uso do dia a dia. Ou optar por prateleiras estreitas e at� ganchos que estejam organizados de tal forma que passem uma impress�o de harmonia, em vez de um visual com apar�ncia de 'jogado'", explica a arquiteta Patricia Cillo.

Um detalhe final pode ficar por conta dos quadros escolhidos para as paredes. Ou, se o morador preferir, o arremate pode ser feito com outros objetos de decora��o. Tudo pronto e arrumado, que tal chamar os amigos para tomarem um cafezinho?

Galeria de Fotos

A copa pode ser um bom espa�o para uma refei��o com amigos Divulga��o
Dicas para a cozinha Divulga��o
Gavet�es, fog�o embutido e azulejos decorativos tornam cozinha espa�o agrad�vel Divulga��o
Dicas para a cozinha Divulga��o
Dicas para a cozinha Divulga��o

Coment�rios

Mais not�cias