• Siga o Meia-Hora nas redes!

Ambiente no tom certo

Escolha de cores pode exercer influ�ncia em aspectos f�sicos, mentais e emocionais

Cuidado para n�o carregar nas tintas! Um ambiente com a cor certa pode ter efeitos em aspectos f�sicos, mentais e emocionais dos moradores de uma casa. Isso porque cada tom possui uma energia vibracional diferente. N�o acredita? O amarelo d� a sensa��o de calor, o azul acalma... Sem falar nas consequ�ncias que uma escolha adequada pode gerar na ilumina��o da resid�ncia.

Especialistas s�o un�nimes quanto ao primeiro passo: o morador deve conhecer as paletas de cores que facilitam (ou n�o) a composi��o de um ambiente visual coerente. Quarto exige tintas diferentes das usadas num escrit�rio. E a parede de uma sala permite misturas que, nos outros dois espa�os, s�o proibitivas.

Al�m de esquentar um local, o amarelo estimula e proporciona vivacidade. Ou seja, trata-se de uma cor ideal para �reas de estudo. "Isso porque incentiva atividades intelectuais e a criatividade. Por�m, o seu uso deve ser bem dosado devido ao elevado grau de luminosidade que cont�m. Se isso n�o for levado em conta, pode-se gerar desconforto visual", explica a professora de Decora��o Ana Avelar.

J� cores mais frias s�o ideias para os quartos. Pense na qualidade do seu sono e use um azul claro ou um verde claro. Um salm�o tamb�m cai bem. Essas escolhas proporcionam uma sensa��o melhor de conforto e de calmaria. "A sala, no entanto, � o grande trunfo do apartamento, pois podemos misturar ali mais tintas, fazer composi��es bacanas com os tecidos dos m�veis", afirma Ana Avelar. Ela acrescenta que, na sala, h� ainda a op��o do uso de paredes neutras e objetos com cores mais destacadas. Um exemplo � investir no branco com mais dois tons, no m�ximo.

Coment�rios

Mais not�cias