• Siga o Meia-Hora nas redes!

Capacitação em games!

Cursos gratuitos ajudam a formar empreendedores no mercado de jogos eletrônicos

O programa fala sobre panorama, carreiras, dicas e internacionalização para empreendedores do setor
O programa fala sobre panorama, carreiras, dicas e internacionalização para empreendedores do setor - banco de imagens

Empresa que realiza pesquisas sobre a indústria de games, a Newzoo revelou que o Brasil ocupa o 13° lugar no ranking de países que mais geram receita no setor. De olho no potencial desse filão, o Ministério da Cultura lançou uma capacitação gratuita na modalidade de educação a distância (EAD). As aulas serão realizadas pela plataforma de cursos Lúmina: https://lumina.ufrgs.br/.

Ao todo, o programa conta com três cursos para pessoas interessadas em empreender no mercado de jogos eletrônicos, com material de apoio que reúne guias de estudo, vídeos e atividades: O setor de games no Brasil - panorama, carreiras e oportunidades; Dicas e desafios para empreendedores, e Internacionalização no setor de games.

Cada curso tem duração de 30 horas. Ao final de cada um, os participantes receberão um atestado de conclusão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que desenvolveu a iniciativa em parceria com o Ministério da Cultura e a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames).

"Um dos objetivos da capacitação é fornecer aos participantes uma visão geral das oportunidades da indústria de jogos digitais no Brasil. Tanto a partir de uma perspectiva individual, relacionada às ocupações profissionais, quanto a partir da ótica empresarial, associada aos meios para potencializar as iniciativas independentes", ressalta o coordenador Marcelo Milan.

O estado de São Paulo concentra a maior parte dos desenvolvedores de games, seguido de Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A metade das empresas do setor (50%) já funciona há mais de três anos e mais de 70% têm até cinco colaboradores. Mais da metade tem até três jogos lançados.

Comentários

Mais notícias