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No sub�rbio, a estampa � de raiz

Roupas com identidade local atraem at� celebridades internacionais, como Stevie B

Por MH

Criada por Gabriel Dias, Valks � vendida em lojas virtuais
Criada por Gabriel Dias, Valks � vendida em lojas virtuais - Divulga��o

Cada vez mais, � poss�vel ver as pessoas vestindo a camisa das regi�es onde moram. Nada de estampas tur�sticas com frases gen�ricas sobre um destino em meio �s f�rias. A onda agora � se vestir com uma imagem identificada com o sub�rbio, bem longe do cart�o-postal do Rio. Valks, como a Vila Valqueire � conhecida entre os moradores, virou marca de camisa vendida em sites de grandes lojas. Em Marechal Hermes, a moda � usar as roupas da Vandalism81, identificada com o Hip Hop. A estampa da Complexidade Urbana conquistou um famoso cantor americano. O momento, agora, � de aposta no que � raiz, deixando de lado a moda 'nutella'.

Essa tend�ncia � comprovada em n�meros. Levantamento do Instituto Data Favela, intitulado como 'Radiografia das favelas brasileiras', aponta que os 12 milh�es de habitantes das favelas do pa�s movimentam um mercado de R$ 64,5 bilh�es por ano. Nessa brecha, entram iniciativas como a Complexidade Urbana, criada no Alem�o.

A marca, ali�s, aparece no camel�dromo da Uruguaiana e j� conquistou um f� de respeito: o cantor americano Stevie B. Em turn� pelo Brasil, o �dolo do funk n�o perdeu tempo e comprou um lote de camisas. "Nossa ideia de divulga��o foi pensada de dentro para fora. Hoje, estamos expandindo para todo o Rio e alguns estados. N�o tem pre�o ver um �cone da m�sica internacional vestir algo feito por voc�. A ficha ainda n�o caiu", comenta o empreendedor Denis Torres.

Americanas, shoptime e submarino

A Valks segue a mesma l�gica. Em 2017, participou pela primeira vez da Babil�nia Feira Hype, evento tradicional que re�ne moda, arte e gastronomia. Al�m das redes sociais, tamb�m conta com revendedoras no Rio. A marca tamb�m est� dispon�vel em sites, como Dafiti e Kanui. E acaba de firmar contrato com a B2W, colocando a marca nas p�ginas da internet das lojas Americanas, Shoptime e Submarino.

Criada pelo publicit�rio Gabriel Dias, na Vila Valqueire, a marca j� est� em sua terceira cole��o. S�o mais de 150 pe�as, entre camisetas, bermudas e bon�s. "Os primeiros clientes foram meus amigos. Hoje, 40% das vendas s�o para fora do Rio", compara Gabriel.

Focada no streetwear, a Vandalism81 tamb�m aposta nas vendas online. "O momento � positivo. As vendas no site est�o crescendo", analisa Wagner Tujaviu, criador da empresa. Parte da produ��o � terceirizada, mas Wagner faz quest�o de contratar os servi�os locais. "Queremos proporcionar a gera��o de renda para os moradores da nossa regi�o. Nossa raiz � a Zona Norte".

Galeria de Fotos

Criada por Gabriel Dias, Valks � vendida em lojas virtuais Divulga��o
Marcas da periferia, como a Vandalism81, apostam em suas raízes para o sucesso Elias Mast/Divulga��o
Complexidade Urbana, do Alem�o: da Uruguaiana �s redes sociais fotos Divulga��o

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