• Siga o Meia-Hora nas redes!

Clima de inova��o

Aceleradora portuguesa se instalou no Porto Maravilha

Por Bernardo Costa

�rea de conviv�ncia da F�brica de Startups tem audit�rio, sala para cursos e ambiente de conviv�ncia
�rea de conviv�ncia da F�brica de Startups tem audit�rio, sala para cursos e ambiente de conviv�ncia - Divulga��o

No processo de ocupa��o da �rea do Porto Maravilha, o Museu do Amanh� e o YouTube Space apontam para o caminho da inova��o e do empreendedorismo. Vetores que agora ganham mais for�a com a instala��o da aceleradora de empresas F�brica de Startups. Ela est� situada no pr�dio Aqwa Corporate, na Via Bin�rio do Porto, e tem a expectativa de desenvolver 130 novas empresas por ano na �rea de tecnologia.

No momento, a aceleradora est� com inscri��es abertas para um desafio que vai envolver 60 estudantes americanos e brasileiros. Em grupos, eles ter�o que apontar solu��es para desafios propostos pelas ind�strias de petr�leo e g�s e de telecomunica��es. As inscri��es para os brasileiros no programa de interc�mbio Rice Ideation, que ocorrer� entre os dias 2 e 8 de maio, se encerraram ontem.

A F�brica de Startups � portuguesa e decidiu se instalar no Rio devido ao ambiente de inova��o na �rea do Porto Maravilha. Ao justificar a escolha da cidade, Hector Gusm�o, presidente-executivo da aceleradora no Brasil, cita o relat�rio da Endeavor sobre cidades empreendedoras. O levantamento se refere ao segundo semestre de 2017.

"O Rio passou de terceiro para primeiro lugar do Brasil no quesito inova��o. Acreditamos que a cidade s� conseguir� se desenvolver economicamente por meio do empreendedorismo. E h� uma demanda reprimida em rela��o ao desenvolvimento de novas empresas de tecnologia. Queremos supri-la", diz Gusm�o.

R$ 50 milh�es por ano

A aceleradora ter� contratos anuais com�dez grandes empresas, que ser�o anunciadas no pr�ximo m�s. Elas ir�o propor problemas a serem solucionados pelas startups participantes dos ciclos de desenvolvimento, que ter�o dura��o de tr�s a seis meses. As etapas v�o desde a valida��o da ideia inicial at� a formata��o de um modelo de neg�cios que seja vi�vel para o mercado. A expectativa � que, por ano, sejam gerados R$ 50 milh�es em neg�cios entre as empresas apoiadoras e os grupos de empreendedores.

"Isso pode ser feito por meio da contrata��o das startups pelas empresas, por meio de alguma parceria ou investimentos para que o produto se aprimore ainda mais", explica Hector Gusm�o.

Galeria de Fotos

�rea de conviv�ncia da F�brica de Startups tem audit�rio, sala para cursos e ambiente de conviv�ncia Divulga��o
�rea de conviv�ncia da F�brica de Startups. Acima, os respons�veis pelo empreendimento Divulga��o
Respons�veis pelo empreendimento estimam 130 novas empresas por ano na �rea de tecnologia Divulga��o

Coment�rios

Mais not�cias