• Siga o Meia-Hora nas redes!

Necessidade conectada

Procura por modelo de empr�stimo pessoal por aplicativo aumentou em 30% nas classes B e C s� no �ltimo m�s

Por RENAN SCHUINDT

arte
arte - ARTE O DIA

Investidores e interessados em obter solu��es financeiras agora est�o conectados por um aplicativo para smartphone em uma modalidade de empr�stimo coletivo. A pr�tica, que come�ou a ser implantada no pa�s no come�o deste ano, foi inspirada num modelo europeu. � o 'peer-to-peer Lending' (empr�stimo pessoal, na tradu��o livre do ingl�s para o portugu�s), que est� em expans�o. S� no �ltimo m�s, a procura aumentou em 30%, incluindo pessoas das classes B e C, com solicita��es de empr�stimo de at� R$ 10 mil. Hoje, o app conta com usu�rios em mais de 100 munic�pios e uma fila com 1,5 mil investidores.

As taxas da fintech chegam a menos da metade das taxas cobradas pelos bancos. Outra vantagem � a facilidade de cr�dito para pequenas e m�dias empresas para alavancar projetos, sem as dificuldades dos 'mercados de investimento'. O carioca Charles Marques foi o precursor desse modelo de empr�stimo no Brasil. A ideia surgiu quando ele esbarrou em quest�es burocr�ticas ao precisar de dinheiro para viabilizar um contrato da sua empresa de eventos. Ent�o, pediu empr�stimo aos amigos e garantiu uma corre��o monet�ria acima da oferecida pelos bancos.

A solu��o inspirou a cria��o do Banklike, app que conecta quem disp�e de recursos a pessoas que precisam de meios para quitar d�vidas ou abrir um neg�cio. "Busquei amigos e ofereci uma remunera��o bem acima do que eles iriam receber. Mesmo assim, as taxas que eu pagaria seriam mais baixas do que as do mercado", conta.

Moeda virtual � convertida para o real antes de cair na conta

Assim como ocorre com a Uber e o Airbnb, o Banklike aproxima oferta e demanda. Para utiliz�-lo, basta baixar o aplicativo no celular, preencher o cadastro e definir o valor e em quantas vezes quer pagar. A compra das moedas, batizadas de Likes, � feita por cart�o de cr�dito. O valor � convertido em real e creditado na conta-corrente do benefici�rio. Quando a situa��o econ�mica do usu�rio melhorar, o mesmo cadastro usado para requerer ajuda pode transform�-lo em um investidor. O Banklike atraiu a secret�ria Gisele Figueiredo. Sem dinheiro para finalizar a reforma do apartamento, ela recorreu ao app. "Em tr�s dias, o dinheiro estava na minha conta", diz.

J� o banc�rio Luiz Costa virou investidor. Ele descobriu o Banklike por indica��o de amigos e decidiu aplicar R$ 1 mil. "O que mais me atraiu foi poder ajudar diretamente outras pessoas. Al�m das taxas mais vantajosas", conta.

Galeria de Fotos

arte ARTE O DIA
Aplicativo criado por carioca conecta investidores e microempres�rios Reprodu��o de internet

Coment�rios

Mais not�cias