• Siga o Meia-Hora nas redes!

A��es para capacitar

No Rio, workshops qualificam candidatos. Minist�rio do Trabalho dar� cursos online

Iniciativas auxiliam quem pretende ingressar no mercado de trabalho. Ciee-Rio e Setrab organizam cursos com orienta��es
Iniciativas auxiliam quem pretende ingressar no mercado de trabalho. Ciee-Rio e Setrab organizam cursos com orienta��es - fotos Divulga��o

Cuidado com a qualifica��o profissional se torna um importante trunfo na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho em meio � onda de 27 milh�es de desempregados no pa�s, segundo o IBGE. Nesse cen�rio, at� a��es do poder p�blico podem ajudar quem est� correndo atr�s do preju�zo. Em conjunto com o Centro de Integra��o Empresa-Escola (Ciee-Rio), o governo estadual organizou 14 workshops com oportunidades para aprender como agir em entrevistas e preparar curr�culos. Na �ltima quarta-feira, o Minist�rio do Trabalho lan�ou novos servi�os digitais para aproximar empregador e trabalhador.

No Rio, as aulas que surgiram em uma parceria entre o Ciee-Rio e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), do governo estadual, come�aram na semana passada e se estendem at� 29 de junho, nas Casas do Trabalhador de Manguinhos e da Ilha do Governador.

S� nesta semana, ocorrer�o duas aulas. Amanh�, ser� o curso 'Postura Profissional', na Casa do Trabalhador da Ilha. Na quarta-feira, os alunos ter�o acesso ao workshop 'Mitos e Verdades sobre Din�micas de Grupo', na Casa do Trabalhador de Manguinhos. O curso ocorrer� em dois hor�rios. Pela manh�, das 9h �s 12h. E, � tarde, das 14h �s 17h.

O Minist�rio do Trabalho tamb�m anunciou novidades. A partir de junho deste ano, a Escola do Trabalhador do Minist�rio do Trabalho oferecer� dez novos cursos online. Ao todo, s�o 31 cursos online. A meta � oferecer 50 at� o fim de 2018.

O aplicativo Sine F�cil Empregador vai permitir que a empresa cadastre vagas e consulte curr�culos no sistema, interagindo com o Sine F�cil Trabalhador, onde os trabalhadores credenciam os seus curr�culos. "Os servi�os buscam a aproxima��o entre a empresa que oferece vagas e o trabalhador que busca oportunidade, utilizando a tecnologia para modernizar e simplificar o processo de contrata��es no pa�s", disse o ministro Helton Yomura, na cerim�nia de lan�amento do projeto, em Bras�lia.

Coment�rios

Mais not�cias