S� para a turma do chinelinho
Corretora estuda o mercado do futebol brasileiro h� dois anos
Por Herculano Barreto Filho
A coluna 'Seguro de Si', do jornal O Dia, revelou uma negocia��o entre a JLT e quatro clubes do futebol brasileiro, que discutem a possibilidade de contratar um tipo de seguro ainda in�dito no pa�s. Com ap�lices de 15 equipes das principais ligas da Europa, a corretora de seguros e resseguros estuda os detalhes do mercado nacional h� dois anos. Hoje, h� apenas seguros de vida tradicionais no Brasil. Em conversas com a CBF, Marcelo Blanquier, diretor de riscos para Esportes e Entretenimento da JLT Brasil, obteve at� mesmo informa��es do seguro da sele��o brasileira na Copa da R�ssia.
A vantagem de um produto espec�fico para a modalidade � a garantia de amenizar preju�zos com o pagamento de sal�rios de jogadores lesionados. "� uma prote��o financeira, que transfere o risco para a seguradora. Os clubes j� perceberam que isso � importante. Quando um grande comprar uma ap�lice, a informa��o vai repercutir entre os outros clubes", projeta Blanquier.
No documento, a seguradora tra�ou um paralelo com o Brasil. "A cobertura padr�o contratada pelos clubes brasileiros � muito b�sica, a maioria tem apenas o seguro de vida tradicional, que s� indeniza a fam�lia em caso de morte ou acidentes", afirma o estudo. "As les�es acabam sendo uma perda dentro de campo, mas tamb�m nas contas, principalmente se for levado em considera��o que no Brasil os atletas costumam jogar em diferentes campeonatos ao mesmo tempo, o que aumenta a chance de contus�es", conclui o documento.