• Siga o Meia-Hora nas redes!

Import�ncia do samba

Moradores de Madureira apontam principal fator econ�mico da regi�o, diz Sebrae

Por RENAN SCHUINDT

Batuque de Bambas, uma das tradicionais rodas de samba da regi�o, acontece aos domingos
Batuque de Bambas, uma das tradicionais rodas de samba da regi�o, acontece aos domingos - Ma�ra Coelho

'Cerveja pra comemorar' e 'samba at� de manh�'. Quando escreveu a m�sica 'O Meu lugar', Arlindo Cruz descrevia um cen�rio comprovado por uma pesquisa elaborada pelo Sebrae/RJ. Segundo o estudo, o samba � fundamental para a cultura e para a economia de Madureira. Essa � a opini�o de 62% dos entrevistados, todos moradores da regi�o. A palavra 'samba' foi a mais repetida como identidade local. Ainda de acordo com o levantamento, o bairro, conhecido como o cora��o da Zona Norte, tamb�m � considerado o ber�o do g�nero musical para 87% dos participantes. A pesquisa ouviu 630 moradores da regi�o.

Os dados, que foram divulgados na sexta-feira, na quadra da Portela, revelam o otimismo dos empres�rios. Destaque para a prefer�ncia pela alimenta��o fora do lar (53%). Um exemplo da culin�ria t�pica da gastronomia afro-brasileira na regi�o � a Feira das Yab�s, que acontece todo segundo domingo do m�s.

Turismo em destaque

As ag�ncias de turismo receptivo tamb�m foram entrevistadas. Al�m de afirmarem receber o p�blico estrangeiro, a inova��o � o principal motivo que leva as empresas a comercializar e montar um roteiro tur�stico por l�. Como exemplo, citam o Baile Charme, sob o Viaduto Negr�o de Lima, reduto carioca da m�sica black que tamb�m recebe a maior roda de samba do Rio, aos domingos. E, ainda, a Casa do Jongo, centro cultural que perpetua o g�nero de dan�a de origem africana no bairro.

Madureira j� foi tema de m�sicas famosas, interpretadas por grandes nomes, como Clara Nunes, Caetano Veloso e Paulinho da Viola, entre outros. Representante da nova gera��o de artistas locais, o rapper Chico Tadeu � um dos que eternizaram seu amor na m�sica 'Toda Malandragem'."� um bairro que reflete o Brasil. Tem sua import�ncia econ�mica, mas a cultura � o nosso forte", diz o m�sico.

Galeria de Fotos

Batuque de Bambas, uma das tradicionais rodas de samba da regi�o, acontece aos domingos Ma�ra Coelho
A famosa rabada da Tia Nen�m, servida na Feira das Yab�s, todo segundo domingo do m�s Alexandre Brum
Roda de samba de raiz em Madureira, no projeto Criolice Divulga��o

Coment�rios

Mais not�cias