• Siga o Meia-Hora nas redes!

Um plano B na carreira

Segmento foi respons�vel pela gera��o de 152 mil empregos em 2017. Escola Nacional de Seguros conta com cerca de 2 mil alunos

Por Herculano Barreto Filho

Escola Nacional de Seguros
Escola Nacional de Seguros - Divulga��o

Num pa�s com 13 milh�es de desempregados, segundo dados revelados ontem pelo IBGE, a busca por alternativas no mercado de trabalho ultrapassa a fronteira da profiss�o de origem. Em meio a esse cen�rio, o setor de seguros, respons�vel pela gera��o de 152 mil empregos em 2017, surge como uma alternativa atraente. S� no ano passado, a arrecada��o em volume de pr�mios pagos foi de R$ 425 bilh�es em uma �rea que responde por 6,5% do PIB.

N�meros que atraem cerca de 2 mil alunos para a Escola Nacional de Seguros, respons�vel pela forma��o profissional em gradua��es presenciais, MBAs, Ensino a Dist�ncia e cursos de extens�o. Mario Pinto, diretor de ensino superior da Escola Nacional de Seguros, atribui o aumento da procura por qualifica��o na �rea ao investimento pesado no setor, vindo principalmente de multinacionais nos �ltimos dez anos. "Nesse per�odo, aconteceu uma verdadeira revolu��o tecnol�gica no setor. Isso fez com que pessoas de outras �reas passassem a considerar uma mudan�a de ramo", argumenta.

� o caso de Carolina Orleans, que cursa o MBA Gest�o Jur�dica do Seguro e Resseguro da Escola Nacional de Seguros. Formada em Administra��o pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), ela come�ou o curso trabalhando como assistente t�cnica de Sinistros. Com a nova forma��o, passou a atuar como analista pleno de Seguros em uma grande empresa do ramo de engenharia consultiva. "O MBA fez a diferen�a. As empresas d�o valor para quem est� estudando. � preciso se manter atualizado sempre, estudar as novas cl�usulas e contratos", acredita.

Para o diretor, o caso serve de inspira��o para outros profissionais. "Os avan�os tecnol�gicos est�o muito � frente da �rea jur�dica no setor. Essa � uma oportunidade para expandir esse conhecimento", acredita Mario Pinto.

Plano exclusivo para o Rio

A Bradesco Sa�de lan�ou um plano no estado para empresas a partir de 30 vidas, incluindo uma central de agendamento para marca��o de consultas e exames. A iniciativa vale para a cidade do Rio e outros 12 munic�pios da Regi�o Metropolitana.

Tecnologia e inova��o

S�o Paulo ir� sediar, entre quarta e quinta-feira, o CQCS Insurtech & Inova��o, apontado como o maior encontro da Am�rica Latina de inova��o no setor de seguros. O Villa Blue Tree ir� reunir especialistas, seguradoras, insurtechs, aceleradoras, investidores e empreendedores do setor.

Coment�rios

Mais not�cias