• Siga o Meia-Hora nas redes!

Espaço colaborativo

Loja Inspira reúne peças de designers de moda em shopping de São Gonçalo

Por Bernardo Costa

As peças são produzidas com materiais reaproveitados
As peças são produzidas com materiais reaproveitados - Divulgação

Um grupo formado por 18 alunos e ex-alunos de Design de moda coloca no mercado as suas próprias marcas. Eles estão reunidos no espaço colaborativo Inspira, que foi inaugurado há mais de uma semana no terceiro piso do Partage Shopping, em São Gonçalo. Ao contrário das outras lojas de grifes estabelecidas, a Inspira não tem vendedores. São os próprios criadores das peças que recebem o público para apresentar os produtos e explicar o passo a passo dos processos manuais que utilizam para confeccionar as peças. A iniciativa surgiu em uma parceria entre a administração do shopping e a Universidade Anhanguera, que fica no Centro de Niterói.

Segundo Nathalia Otero, idealizadora da loja e professora do curso de Desgin de Moda da Anhanguera, todas as 18 novas marcas do espaço colaborativo adotam práticas sustentáveis. Nesta semana, será definido um calendário de cursos e palestras sobre Moda no local. "São de pequenos empreendedores, que têm a preocupação ambiental como um traço em comum. Com materiais reaproveitados, eles mostram que é possível criar artigos autorais e únicos", diz Nathalia.

Ex-aluna de Design de Moda, Andreia Santana é uma das empreendedoras que compartilham o espaço da loja colaborativa Inspira. Em 2016, ela criou a marca de acessórios Marear Ecodesign, que utiliza cápsulas de café expresso e resíduos têxteis para a produção de pulseiras, colares e brincos. "A ideia surgiu quando trabalhei como educadora ambiental num projeto do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), em que utilizávamos redes de pesca descartadas e retalhos de tecido de grandes marcas para confeccionar novos produtos", conta Andreia Santana.

Galeria de Fotos

As peças são produzidas com materiais reaproveitados Divulgação
O grupo que assina as marcas recebe o público na loja diariamente Divulgação

Comentários

Mais notícias