• Siga o Meia-Hora nas redes!

Espa�o colaborativo

Loja Inspira re�ne pe�as de designers de moda em shopping de S�o Gon�alo

Por Bernardo Costa

As pe�as s�o produzidas com materiais reaproveitados
As pe�as s�o produzidas com materiais reaproveitados - Divulga��o

Um grupo formado por 18 alunos e ex-alunos de Design de moda coloca no mercado as suas pr�prias marcas. Eles est�o reunidos no espa�o colaborativo Inspira, que foi inaugurado h� mais de uma semana no terceiro piso do Partage Shopping, em S�o Gon�alo. Ao contr�rio das outras lojas de grifes estabelecidas, a Inspira n�o tem vendedores. S�o os pr�prios criadores das pe�as que recebem o p�blico para apresentar os produtos e explicar o passo a passo dos processos manuais que utilizam para confeccionar as pe�as. A iniciativa surgiu em uma parceria entre a administra��o do shopping e a Universidade Anhanguera, que fica no Centro de Niter�i.

Segundo Nathalia Otero, idealizadora da loja e professora do curso de Desgin de Moda da Anhanguera, todas as 18 novas marcas do espa�o colaborativo adotam pr�ticas sustent�veis. Nesta semana, ser� definido um calend�rio de cursos e palestras sobre Moda no local. "S�o de pequenos empreendedores, que t�m a preocupa��o ambiental como um tra�o em comum. Com materiais reaproveitados, eles mostram que � poss�vel criar artigos autorais e �nicos", diz Nathalia.

Ex-aluna de Design de Moda, Andreia Santana � uma das empreendedoras que compartilham o espa�o da loja colaborativa Inspira. Em 2016, ela criou a marca de acess�rios Marear Ecodesign, que utiliza c�psulas de caf� expresso e res�duos t�xteis para a produ��o de pulseiras, colares e brincos. "A ideia surgiu quando trabalhei como educadora ambiental num projeto do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), em que utiliz�vamos redes de pesca descartadas e retalhos de tecido de grandes marcas para confeccionar novos produtos", conta Andreia Santana.

Galeria de Fotos

As pe�as s�o produzidas com materiais reaproveitados Divulga��o
O grupo que assina as marcas recebe o p�blico na loja diariamente Divulga��o

Coment�rios

Mais not�cias