• Siga o Meia-Hora nas redes!

Aposta de melhora

Mercado imobili�rio vai aquecer, mas especialistas divergem sobre investimento

Melhor � pagar casa pr�pria � vista
Melhor � pagar casa pr�pria � vista - Divulga��o

Aos poucos, a economia come�a a dar sinais de melhora. Nesse cen�rio, as construtoras apostam no reaquecimento do setor, com lan�amentos de empreendimentos e abertura de stands de vendas. Mas especialistas ainda se dividem sobre o momento certo para comprar a casa pr�pria.

Claudio Hermolin, presidente da Associa��o de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobili�rio do Rio de Janeiro (Ademi-RJ), acredita que a retomada do crescimento em diferentes setores produtivos ajuda quem estiver procurando por op��es de empreendimentos a pre�os baratos. "� poss�vel comprar unidades mais em conta, principalmente as comerciais.E conseguir um rendimento significativo mais adiante. Sem contar a seguran�a. � bom lembrar que, apesar de toda a crise, o metro quadrado no Rio continua sendo o mais valorizado de todo o pa�s, o que demonstra a for�a do mercado carioca", explica.

J� o advogado Marcelo Tapai, especialista em mercado imobili�rio e vice-presidente da Comiss�o Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP, alerta que ainda n�o � um bom momento para investir em empreendimentos. "N�o est� valendo a pena comprar um im�vel para investimento, pois os pre�os ainda est�o bastante inst�veis", afirma Tapai. Al�m disso, o especialista explica que os juros de financiamento banc�rio est�o muito elevados. E, mesmo que consiga negociar um im�vel a um pre�o abaixo do valor de mercado, o custo total sair� mais alto por conta das taxas.

Consultores auxiliam passo a passo para compra de im�vel

No caso de o cliente optar por comprar um im�vel, o advogado Tapai alerta que a melhor forma de pagamento � � vista, fazendo, antes, profunda pesquisa e an�lise de risco. "J� para im�veis na planta, esse alerta deve ser ainda mais observado. Isso porque, durante a obra, o saldo devedor continua sendo corrigido", explica Tapai. Ele lembra que � comum, nesses casos, o comprador dever mais do que o valor total do im�vel na hora que a t�o sonhada moradia fica pronta. Afinal, existe a corre��o.

O advogado ressalta que a ideia de que casa na planta � o melhor neg�cio j� n�o existe mais, pois o pre�o do metro quadrado � o mesmo em rela��o ao de im�veis prontos. E, durante a constru��o, o cliente paga por algo que n�o usa, o que representa uma perda financeira. "Se a pessoa aplicar o equivalente a essas parcelas durante o per�odo que duraria a obra, certamente conseguir� comprar um im�vel semelhante com melhores condi��es no futuro", complementa o especialista.

"O cliente deve analisar cautelosamente as promo��es de estoques, buscar os melhores pre�os, pois n�o faltam oportunidades. Negociar � a palavra-chave. H� op��es para diferentes perfis em diferentes bairros da cidade. Ler o contrato e n�o agir por impulso s�o passos muito importantes na hora de investir em um im�vel", avalia Hermolin.

Coment�rios

Mais not�cias