• Siga o Meia-Hora nas redes!

Especialistas alertam para compra de im�veis

Embora o setor da constru��o civil esteja mostrando otimismo com o lan�amento de novos empreendimentos, os pre�os ainda est�o bastante inst�veis

Por Marina Cardoso

Especialista alerta para compra de im�veis
Especialista alerta para compra de im�veis - Divulga��o

Aos poucos, a economia começa a dar sinais de melhora. Nesse cenário, as construtoras apostam no reaquecimento do setor, com lançamentos de empreendimentos e abertura de stands de vendas. Mas especialistas ainda se dividem sobre o momento certo de comprar a casa própria.

Claudio Hermolin, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ), acredita que a retomada do crescimento em diferentes setores produtivos ajuda quem estiver procurando por opções de empreendimentos com preços baratos. "É possível negociar unidades mais em conta. Principalmente comerciais, e conseguir um rendimento significativo mais adiante. Sem contar a segurança. É bom lembrar que, apesar de toda a crise, o metro quadrado no Rio continua sendo o mais valorizado de todo o país, o que demonstra a força do mercado carioca", explica.

Já o advogado Marcelo Tapai, especialista em mercado imobiliário e vice-presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP, alerta que ainda não é um bom momento para investir em imóveis. "Não está valendo a pena comprar um imóvel para investimento, pois os preços ainda estão bastante instáveis", afirma Tapai. Além disso, o especialista explica que os juros de financiamento bancário estão muito elevados. E, mesmo que consiga negociar um imóvel com preço abaixo de mercado, o custo total sairá mais caro por conta das taxas.

Se o cliente escolher por comprar um empreendimento, o advogado alerta que a melhor opção é investir à vista, fazendo uma profunda pesquisa e uma análise de risco. "Já para imóveis na planta, o alerta é ainda maior. Porque durante a obra, o saldo devedor continua sendo corrigido", explica Tapai. Ainda segundo ele, após anos pagando, é bem provável quando o imóvel ficar pronto que o comprador esteja devendo mais do que o valor do imóvel por conta da correção.

O advogado ressalta que a ideia de que imóvel na planta é o melhor negócio já não existe mais, pois o preço do metro quadrado é o mesmo do que de imóveis prontos. E, durante a construção o cliente paga por algo que não usa, o que representa, na prática, uma perda financeira. "Se a pessoa aplicar o equivalente a essas parcelas durante o período que duraria a construção, certamente conseguirá comprar um imóvel semelhante com melhores condições no futuro", complementa o especialista.

Galeria de Fotos

Especialista alerta para compra de im�veis Divulga��o
Melhor � pagar casa pr�pria � vista Divulga��o

Coment�rios

Mais not�cias