• Siga o Meia-Hora nas redes!

Consumidor cai na rede

Com aplicativos e sites para negocia��o, aumenta procura por im�veis pela internet

Em aplicativos e sites especializados na compra e venda de im�veis, clientes conferem fotos, v�deos e ambiente em realidade virtual
Em aplicativos e sites especializados na compra e venda de im�veis, clientes conferem fotos, v�deos e ambiente em realidade virtual - Divulga��o

Com a populariza��o de aplicativos e sites especializados em compra e venda de im�veis, os clientes t�m encontrado, em ambiente virtual, acesso ilimitado a informa��es sobre o setor. Uma das consequ�ncias � a mudan�a de comportamento do consumidor, que est� mais criterioso na hora de escolher a casa pr�pria ou o im�vel que pretende alugar. Atualmente, pelo menos 50% do total de vendas das construtoras � feita pela internet, segundo dados das empresas.

As ferramentas possibilitam aos interessados escolher seus im�veis de uma forma diferente. Com o aumento da qualidade de fotos e v�deos, al�m da alternativa de ver o empreendimento em realidade virtual, os consumidores podem conferir as caracter�sticas do im�vel antes mesmo de visit�-lo.

"O consumidor est� em v�rias plataformas, por isso busca informa��es de todos os lados. Os clientes esperam ser bem atendidos com muita agilidade em todas elas. A mudan�a � geral. Hoje, � tudo mais instant�neo, e n�s nos adequamos a essas mudan�as", diz Rodrigo Resende, diretor de Marketing, Comunica��o e Vendas da MRV Engenharia.

Pensando no conforto e na agilidade na busca de im�veis, as construtoras tamb�m come�aram a investir na cria��o de aplicativos. A Apsa lan�ou uma ferramenta para ajudar os consumidores em rela��o � venda e � loca��o. "O aplicativo 'Apsa' veio suprir as necessidades desse consumidor mais seletivo", explica o gerente geral de loca��o, compra e venda da Apsa, Giovani Oliveira.

Sistemas mostram hist�rico do im�vel e permitem tour virtual

Com a possibilidade de visualizar fotos e v�deos do im�vel em alta resolu��o a partir de um clique, comparar as ofertas tornou-se uma tarefa mais f�cil e pr�tica para o consumidor. A avalia��o � do gerente geral de loca��o, compra e venda da Apsa, Giovani Oliveira. Na empresa, mais de 70% dos atendimentos come�am com uma consulta pela internet.

H� tamb�m plataformas que operam exclusivamente no ambiente virtual. A OLX serve como uma mediadora entre as partes envolvidas na negocia��o e apresenta informa��es b�sicas sobre os im�veis. J� a plataforma Storia Im�veis vai al�m. Nela, o usu�rio pode encontrar informa��es como infraestrutura do bairro, perfil demogr�fico da vizinhan�a, comparativo do pre�o do im�vel em rela��o � m�dia do bairro, hist�rico de valoriza��o do m� e ranking de escolas e universidades da regi�o, com base nas notas do Enem e do Inep-MEC.

Outra novidade do mercado � o tour em 3D, oferecido pela construtora Direcional para os empreendimentos Reserva Natura Camorim, Conquista Tom�s Coelho e Conquista Itabora�. No sistema, disponibilizado em feir�es de im�veis, � poss�vel circular pela sala, quartos, cozinha e banheiro de forma virtual.

Coment�rios

Mais not�cias