• Siga o Meia-Hora nas redes!

Consumidor cai na rede

Com aplicativos e sites para negociação, aumenta procura por imóveis pela internet

Em aplicativos e sites especializados na compra e venda de imóveis, clientes conferem fotos, vídeos e ambiente em realidade virtual
Em aplicativos e sites especializados na compra e venda de imóveis, clientes conferem fotos, vídeos e ambiente em realidade virtual - Divulgação

Com a popularização de aplicativos e sites especializados em compra e venda de imóveis, os clientes têm encontrado, em ambiente virtual, acesso ilimitado a informações sobre o setor. Uma das consequências é a mudança de comportamento do consumidor, que está mais criterioso na hora de escolher a casa própria ou o imóvel que pretende alugar. Atualmente, pelo menos 50% do total de vendas das construtoras é feita pela internet, segundo dados das empresas.

As ferramentas possibilitam aos interessados escolher seus imóveis de uma forma diferente. Com o aumento da qualidade de fotos e vídeos, além da alternativa de ver o empreendimento em realidade virtual, os consumidores podem conferir as características do imóvel antes mesmo de visitá-lo.

"O consumidor está em várias plataformas, por isso busca informações de todos os lados. Os clientes esperam ser bem atendidos com muita agilidade em todas elas. A mudança é geral. Hoje, é tudo mais instantâneo, e nós nos adequamos a essas mudanças", diz Rodrigo Resende, diretor de Marketing, Comunicação e Vendas da MRV Engenharia.

Pensando no conforto e na agilidade na busca de imóveis, as construtoras também começaram a investir na criação de aplicativos. A Apsa lançou uma ferramenta para ajudar os consumidores em relação à venda e à locação. "O aplicativo 'Apsa' veio suprir as necessidades desse consumidor mais seletivo", explica o gerente geral de locação, compra e venda da Apsa, Giovani Oliveira.

Sistemas mostram histórico do imóvel e permitem tour virtual

Com a possibilidade de visualizar fotos e vídeos do imóvel em alta resolução a partir de um clique, comparar as ofertas tornou-se uma tarefa mais fácil e prática para o consumidor. A avaliação é do gerente geral de locação, compra e venda da Apsa, Giovani Oliveira. Na empresa, mais de 70% dos atendimentos começam com uma consulta pela internet.

Há também plataformas que operam exclusivamente no ambiente virtual. A OLX serve como uma mediadora entre as partes envolvidas na negociação e apresenta informações básicas sobre os imóveis. Já a plataforma Storia Imóveis vai além. Nela, o usuário pode encontrar informações como infraestrutura do bairro, perfil demográfico da vizinhança, comparativo do preço do imóvel em relação à média do bairro, histórico de valorização do m² e ranking de escolas e universidades da região, com base nas notas do Enem e do Inep-MEC.

Outra novidade do mercado é o tour em 3D, oferecido pela construtora Direcional para os empreendimentos Reserva Natura Camorim, Conquista Tomás Coelho e Conquista Itaboraí. No sistema, disponibilizado em feirões de imóveis, é possível circular pela sala, quartos, cozinha e banheiro de forma virtual.

Comentários

Mais notícias