• Siga o Meia-Hora nas redes!

Consumidores devem estar atentos às taxas de juros praticadas

Ainda de acordo com especialistas, os consumidores devem ter cuidado também com todos os aspectos que envolvem o contrato de financiamento imobiliário, principalmente com a parte que contém as condições gerais da operação. "Ele deve estar atento a: liberação do crédito, taxa de juros, prazos, sistema de amortização, entre outras coisas. O comprador precisa saber o quanto está pagando pela corretagem e se há valores escondidos sob as cobranças", complementa o especialista Luis Russo.

Os consumidores podem pesquisar as taxas de juros praticadas não só pela Caixa Econômica, mas também por outros bancos, para fazer uma comparação entre as instituições que fazem financiamento. Vale lembrar que a taxa varia conforme a renda, o valor do imóvel e o valor do financiamento.

"No caso de financiamento para comprar o imóvel, não assine nenhum documento antes de verificar se seu crédito está aprovado. E também não assine pedido de reserva de imóvel, nem deixe caução. A maioria das empresas cobra multa pela desistência. Se o imóvel pronto, novo ou usado for de seu interesse, é preciso levantar se há dívidas pendentes", explica Russo.

Comentários

Mais notícias