Especialistas: violência é um dos motivos para a queda de preços
De acordo com Mateo Cuadras, CEO do portal Imovelweb, um dos motivos para a queda nos preços é a violência que atinge o Rio. "A grave crise da Segurança Pública, que assola a cidade como um todo, está tendo impacto nos valores dos imóveis no Rio. Porém, por ser uma região turística, com praias maravilhosas e guardiã de belas paisagens, a capital carioca ainda se mantém entre as mais valorizadas da América Latina", justifica ele.
Já o diretor da Precisão Administradora, Ricardo Chalfin, ressalta que, após uma forte valorização do setor no Rio, é natural o processo de desaceleração, o que leva o mercado a uma acomodação: "O mercado imobiliário é cíclico, e as mudanças ocorrem gradualmente. Em função da 'queima de gordura' de 2015 a 2017 e frente à redução da procura, têm surgido boas oportunidades de compra, pois muitos proprietários não podem e não querem aguardar indefinidamente a demora de um aquecimento do cenário político e econômico".
Ainda segundo Ricardo Chalfin, as incorporadoras e os interessados em vender seus empreendimentos estão mais abertos às propostas de parcelamento ou de desconto quando o pagamento do bem é feito à vista.