• Siga o Meia-Hora nas redes!

Nem tão acabado assim

Antes de se mudar para novo imóvel, comprador deve ficar atento à etapa de vistoria

-

Todo cuidado é pouco na hora de se mudar para a casa recém-construída. Por fora, o imóvel pode até parecer acabado, mas o consumidor não deve relativizar uma etapa importantíssima, a fim de evitar dor de cabela no futuro: a vistoria. Não existe legislação que regularize esse tipo de medida, mas, na prática, as construtoras disponibilizam uma data para a checagem. Nessas situações, fique atento a algumas dicas e tenha sempre em mãos o memorial descritivo do bem adquirido.

Nunca ouviu falar dele? O memorial descritivo é nada mais nada menos do que um contrato que todos os imóveis comercializados na planta têm. Nele, estão todos os itens de acabamento que devem ser utilizados, inclusive marca, cor e modelo. "Os compradores devem ficar atentos também aos elementos de acabamento previstos nesse contrato", diz André Barros, diretor da Morar Mais Imobiliária.

Como se pode perceber, a vistoria é uma etapa essencial antes da mudança com mala e cuia para o novo lar. Nem sempre é levada em conta com a devida atenção. Em parte, isso se deve à ansiedade de pegar as chaves da nova residência e se mudar.

"A avaliação é de extrema relevância, pois o dono do imóvel vai poder conferir se está tudo bem. Caso não esteja, terá que cobrar reparos à construtora", explica a designer de interiores Tássia Pereira.

No caso de unidades novas, a construtora costuma agendar a vistoria, que será feita pelo representante da construtora e o comprador. É aconselhável que sejam verificados itens como acabamento, revestimento, hidráulica; e redes elétrica, de gás e de telefonia.

Comentários

Mais notícias