• Siga o Meia-Hora nas redes!

Nem t�o acabado assim

Antes de se mudar para novo im�vel, comprador deve ficar atento � etapa de vistoria

-

Todo cuidado � pouco na hora de se mudar para a casa rec�m-constru�da. Por fora, o im�vel pode at� parecer acabado, mas o consumidor n�o deve relativizar uma etapa important�ssima, a fim de evitar dor de cabela no futuro: a vistoria. N�o existe legisla��o que regularize esse tipo de medida, mas, na pr�tica, as construtoras disponibilizam uma data para a checagem. Nessas situa��es, fique atento a algumas dicas e tenha sempre em m�os o memorial descritivo do bem adquirido.

Nunca ouviu falar dele? O memorial descritivo � nada mais nada menos do que um contrato que todos os im�veis comercializados na planta t�m. Nele, est�o todos os itens de acabamento que devem ser utilizados, inclusive marca, cor e modelo. "Os compradores devem ficar atentos tamb�m aos elementos de acabamento previstos nesse contrato", diz Andr� Barros, diretor da Morar Mais Imobili�ria.

Como se pode perceber, a vistoria � uma etapa essencial antes da mudan�a com mala e cuia para o novo lar. Nem sempre � levada em conta com a devida aten��o. Em parte, isso se deve � ansiedade de pegar as chaves da nova resid�ncia e se mudar.

"A avalia��o � de extrema relev�ncia, pois o dono do im�vel vai poder conferir se est� tudo bem. Caso n�o esteja, ter� que cobrar reparos � construtora", explica a designer de interiores T�ssia Pereira.

No caso de unidades novas, a construtora costuma agendar a vistoria, que ser� feita pelo representante da construtora e o comprador. � aconselh�vel que sejam verificados itens como acabamento, revestimento, hidr�ulica; e redes el�trica, de g�s e de telefonia.

Coment�rios

Mais not�cias