Maverick faz 45 anos
Um dos poucos esportivos nacionais, o modelo da Ford vendeu 118 mil unidades
Por O Dia
O Ford Maverick, o sonho de consumo dos jovens nos anos 1970, completou 45 anos de lan�amento no Brasil. O cup� esportivo cl�ssico teve uma vida curta no mercado nacional. Sua produ��o durou apenas seis anos, mas isso foi tempo suficiente para conquistar o status de carro admirado no pa�s, especialmente por suas linhas agressivas.
Inspirado no design do Mustang, o Maverick foi lan�ado nos EUA, em 1969, para concorrer com os carros europeus e japoneses.
Ele tinha tamanho e pre�o menor do que outros modelos da marca, e atingiu sucesso imediato. No primeiro ano de lan�amento, foram vendidas 579 mil unidades.
Na �poca, a Ford buscava um ve�culo para completar sua linha no Brasil e ocupar o espa�o entre o Corcel, de entrada, e o topo de linha Galaxie. No Brasil, ele foi apresentado ao p�blico no Sal�o do Autom�vel de 1972. E chegou ao mercado no ano seguinte, produzido na f�brica de S�o Bernardo do Campo, em S�o Paulo.
Motoriza��o
O Maverick era vendido, inicialmente, na configura��o cup�, de duas portas, nas vers�es Super, Super Luxo e GT, com duas op��es de motor: 3.0 de seis cilindros em linha, de 112 cv de pot�ncia, e V8 5.0, de 197 cv.
Ambos podiam vir equipados com c�mbio manual de quatro marchas, com alavanca no assoalho, ou autom�tico de tr�s marchas, com comando na coluna de dire��o.
A vers�o GT, com motor V8 e c�mbio manual, tinha produ��o limitada e contribuiu para marcar a esportividade da linha. Ainda em 1972, o carro ganhou outra op��o, o sed� de quatro portas.