Um Gol de placa!
Versão automática do Volkswagen Gol tem tudo para alavancar as vendas do modelo
Por Lucas Cardoso
Um dos mais tradicionais modelos da Volkswagen, o Gol finalmente ganhou uma opção com câmbio automático. Parado no tempo, o quase quarentão vinha perdendo espaço nos últimos anos para outros modelos do segmento. E a ausência pesava contra. Mas isso são águas passadas para o 'popular' Gol. Na linha 2019, o hatch recebeu retoques no design, uma nova opção de motor mais potente e a tão aguardada versão sem pedal de embreagem. O modelo custa R$ 54.580.
Para saber se o tempo de espera pelo modelo automático valeu e se o Gol ainda tem lenha para queimar, o MEIA HORA avaliou a nova opção do hatch compacto. Foram cerca de 500 quilômetros rodados durante uma semana. E, nesse período, o coadjuvante da nova versão, o motor 1.6 MSI (antigo conhecido dos proprietários da versão Rallye do hatch) mostrou o seu valor. Aliado à transmissão automática de seis posições, o propulsor rendeu bem.
Ao volante, diferente das opções automatizadas do passado, o novo câmbio automático é de um ajuste primoroso. O rodar é suave e até as reduzidas para as duas primeiras marchas são suaves. Quase imperceptíveis. Para os momentos de saudade do câmbio tradicional, o Gol também conta com a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic.
Sem direção elétrica
O sistema é operado por meio da manopla de transmissão ou pelas aletas no volante. Para retomadas e ultrapassagens mais vigorosas, há ainda o modo esportivo 'S'. Ele atrasa a mudança de marchas para garantir respostas mais rápidas na aceleração. No quesito mecânica, o ponto fraco do modelo é a falta da direção elétrica. Não que a hidráulica seja o pior dos mundos. Mas em meio ao trânsito intenso e com vagas apertadas nos centros urbanos, fazer manobras demanda uma força maior.
Motor 1.6 mais potente
O 1.6 de 16 válvulas MSI da linha 2019 do hatch é o mesmo utilizado no novo Polo. Feito de alumínio, com admissão variável e duplo comando de válvulas, o motor rende 120 cavalos e 16,8 quilos máximo de torque. São três cavalos e 0,3 quilos a mais que o irmão maior. Segundo a marca, os números melhores vêm de ajustes em partes do motor que renderam melhor fluxo de ar.