• Siga o Meia-Hora nas redes!

Yamaha de três rodas

Revelado em novembro no Salão de Milão, modelo promete mais estabilidade

Por O Dia

Faról e lanternas utilizam tecnologia Full-LEDs
Faról e lanternas utilizam tecnologia Full-LEDs - Divulgação

A Yamaha iniciou o período de pré-venda mundial para consumidores interessados em adquirir o inusitado triciclo Niken. Apresentado oficialmente no Salão de Motos de Milão, em novembro do ano passado, o modelo terá preço sugerido na Europa de 14.990 euros (cerca de R$ 65 mil). A motocicleta de três rodas utiliza o mesmo motor da MT-09 de 847 cc.

A Yamaha informou que a Niken será o primeiro modelo naked (estilo que mistura visuais urbano e esportivo) de três rodas fabricado em escala. Exótica, tem como característica mais forte a presença de duas rodas de 15 polegadas na dianteira, com discos de freio de 298 mm e quatro amortecedores invertidos da Ackerman.

Apesar de ter três pneus, a Niken não pode ser considerada um simples triciclo pois as duas rodas da frente estão posicionadas muito próximas e se inclinam nas curvas tal como uma moto de apenas dois eixos. A configuração não impede quedas. Apenas garante mais estabilidade em curvas, quando comparada com uma moto tradicional.

A força mecânica fica a cargo do propulsor tricilíndrico de 847 cc com arrefecimento líquido o mesmo utilizado na irmã com uma roda a menos, a naked MT-09. A potência gerada é de 115 cv. Já o torque é de 8,92 kg. O quadro mistura partes em alumínio e outras em aço.

Para facilitar a vida do piloto, há controle de velocidade de cruzeiro, modos de pilotagem e câmbio assistido com quickshift. Completam a lista de itens, painel de instrumentos em LCD e faróis Full-LEDs.

A Yamaha ainda não se posicionou oficialmente sobre a chegada da moto ao mercado da América do Sul. Até o momento, as vendas foram confirmadas apenas para Ásia, Europa e Estados Unidos.

Galeria de Fotos

Faról e lanternas utilizam tecnologia Full-LEDs Divulgação
Bem próximas, as duas rodas na dianteira não impedem a queda do piloto, mas prometem oferecer mais estabilidade Fotos Divulgação
Yamaha inicia pré-venda de modelo equipado com três rodas Divulgação
Sistema de suspensão fica posicionado na parte externa das rodas Divulgação
Niken tem mais estabilidade nas curvas por causa das duas rodas dianteiras. Ela tem dois amortecedores por roda Divulgação
Detalhes da moto reforçam proposta inovadora para o segmento de esportivas Divulgação
Estrutura que combina alumínio e aço fundido é versão melhorada do chassi presente na MT-09 fotos Divulgação

Comentários

Mais notícias