• Siga o Meia-Hora nas redes!

Yamaha de tr�s rodas

Revelado em novembro no Sal�o de Mil�o, modelo promete mais estabilidade

Por O Dia

Far�l e lanternas utilizam tecnologia Full-LEDs
Far�l e lanternas utilizam tecnologia Full-LEDs - Divulga��o

A Yamaha iniciou o per�odo de pr�-venda mundial para consumidores interessados em adquirir o inusitado triciclo Niken. Apresentado oficialmente no Sal�o de Motos de Mil�o, em novembro do ano passado, o modelo ter� pre�o sugerido na Europa de 14.990 euros (cerca de R$ 65 mil). A motocicleta de tr�s rodas utiliza o mesmo motor da MT-09 de 847 cc.

A Yamaha informou que a Niken ser� o primeiro modelo naked (estilo que mistura visuais urbano e esportivo) de tr�s rodas fabricado em escala. Ex�tica, tem como caracter�stica mais forte a presen�a de duas rodas de 15 polegadas na dianteira, com discos de freio de 298 mm e quatro amortecedores invertidos da Ackerman.

Apesar de ter tr�s pneus, a Niken n�o pode ser considerada um simples triciclo pois as duas rodas da frente est�o posicionadas muito pr�ximas e se inclinam nas curvas tal como uma moto de apenas dois eixos. A configura��o n�o impede quedas. Apenas garante mais estabilidade em curvas, quando comparada com uma moto tradicional.

A for�a mec�nica fica a cargo do propulsor tricil�ndrico de 847 cc com arrefecimento l�quido o mesmo utilizado na irm� com uma roda a menos, a naked MT-09. A pot�ncia gerada � de 115 cv. J� o torque � de 8,92 kg. O quadro mistura partes em alum�nio e outras em a�o.

Para facilitar a vida do piloto, h� controle de velocidade de cruzeiro, modos de pilotagem e c�mbio assistido com quickshift. Completam a lista de itens, painel de instrumentos em LCD e far�is Full-LEDs.

A Yamaha ainda n�o se posicionou oficialmente sobre a chegada da moto ao mercado da Am�rica do Sul. At� o momento, as vendas foram confirmadas apenas para �sia, Europa e Estados Unidos.

Galeria de Fotos

Far�l e lanternas utilizam tecnologia Full-LEDs Divulga��o
Bem pr�ximas, as duas rodas na dianteira n�o impedem a queda do piloto, mas prometem oferecer mais estabilidade Fotos Divulga��o
Yamaha inicia pr�-venda de modelo equipado com tr�s rodas Divulga��o
Sistema de suspens�o fica posicionado na parte externa das rodas Divulga��o
Niken tem mais estabilidade nas curvas por causa das duas rodas dianteiras. Ela tem dois amortecedores por roda Divulga��o
Detalhes da moto refor�am proposta inovadora para o segmento de esportivas Divulga��o
Estrutura que combina alum�nio e a�o fundido � vers�o melhorada do chassi presente na MT-09 fotos Divulga��o

Coment�rios

Mais not�cias