• Siga o Meia-Hora nas redes!

Pensada para aprender

A scooter el�trica Flow, da 22 Motors, usa dados do GPS para ampliar desempenho

Por O Dia

Toda a ilumina��o da Flow � feita por luzes em LEDs
Toda a ilumina��o da Flow � feita por luzes em LEDs - Divulga��o

Uma startup indiana criou uma scooter el�trica 100% conectada com a internet. Trata-se da Flow, que � produzida pela 22 Motors. Lan�ado no Sal�o de Ve�culos da �ndia no in�cio do ano, o modelo aprende com o estilo de condu��o e a rota do propriet�rio. Todas as primeiras unidades j� foram vendidas.

A tecnologia � empregada em pequenos detalhes. Freios, por exemplo, utilizam uma engenharia especial para aproveitar a energia gerada em frenagens. Essa carga retorna para as baterias e aumenta a autonomia da scooter. Al�m disso, a Flow conta com pneus sem c�mara, bateria protegida por caixa � prova d'�gua, ilumina��o em LEDs (farol e lanterna) e painel digital.

Esse painel, por sinal, tem um sistema inteligente de navega��o que aprende como o condutor pilota e por onde ele costuma trafegar. Isso gera, por exemplo, dados sobre uso da bateria, diagn�sticos e m�tricas. O condutor consegue, assim, mais desempenho da moto.

A Flow � equipada com uma bateria de �ons de l�tio que tem autonomia para rodar 80 km. Mas pode receber mais um dispositivo e alcan�ar 160 km. A scooter conta com um motor el�trico da Bosch que gera 2,1 kW. O propulsor garante uma velocidade m�xima de 60 km/h.

O desempenho � o suficiente para certos centros urbanos, onde o tr�nsito impede o desenvolvimento de velocidades altas, como � o caso de Nova D�lhi (�ndia). O car�ter inovador explica o motivo de a 22 Motors j� ter conseguido vender, de maneira antecipada, todas as unidades da scooter colocadas � venda por cerca de R$ 4.300.

Galeria de Fotos

Toda a ilumina��o da Flow � feita por luzes em LEDs Divulga��o
Painel de instrumentos 100% digital tem conex�o bluetooth e fun��o que aprende com a navega��o Divulga��o
Design remete a scooters cl�ssicas. Modelo pesa menos de 90 kg. Toda a ilumina��o da Flow � feita em LEDs. Painel de instrumentos 100% digital tem bluetooth e fun��o GPS Divulga��o
Moto el�trica pode ter autonomia m�xima de 160 km. Sistema GPS aprende com condu��o do piloto e proporciona melhor rendimento FOTOS Divulga��o

Coment�rios

Mais not�cias