Mais Lidas

No Carnaval, só um megabloco sairá por dia

Folia será concentrada no Centro da cidade

Bloco da Anitta na Primeiro de Março este ano: todos os "megablocos" desfilarão na via em 2018
Bloco da Anitta na Primeiro de Março este ano: todos os "megablocos" desfilarão na via em 2018 -

Rio - Os "megablocos" do Rio — que têm mais de 200 mil foliões — irão desfilar em um mesmo lugar em 2019: a Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio. A mudança retira da orla da cidade blocos que arrastaram mais de meio milhão de pessoas este ano. Bloqueios para garantir a segurança de quem for curtir os cortejos serão feitos por órgãos de segurança e um hospital será montado na área. Além disso, só um megabloco será autorizado a sair por dia durante o Carnaval.

De acordo com a Riotur, a medida foi tomada em comum acordo entre os órgãos públicos e organizadores dos blocos, após sucessivas reuniões de planejamento para o Carnaval Rio 2019. Nas conversas, foram analisadas a possibilidade da Enseada de Botafogo, mas ela acabou sendo descartada já que o impacto no fluxo da cidade será menor na região entre a Candelária e a Avenida Presidente Antônio Carlos.

A Riotur disse que a iniciativa que delimita a área dos desfiles, concentrando todos os megablocos, não se assemelha à proposta da Arena Blocos, popularmente chamada de 'Blocódromo', visto que não haverá catracas de controle de acesso ou arquibancadas. O intuito é otimizar a operação dos órgãos públicos envolvidos na festa, bem como oferecer aos foliões um ambiente mais seguro e confortável.

"Desde fevereiro, realizamos dezenas de encontros com órgãos públicos, organizadores de blocos e associações de moradores, sempre primando pela realização de um carnaval com mais qualidade. Queremos oferecer ao público uma experiência que preserve as características da festa, entretenha os foliões, agilize a operação dos órgãos envolvidos e minimize o impacto negativo no fluxo regular dos cidadãos cariocas durante o evento", explicou Marcelo Alves, presidente da Riotur.

Até a última sexta-feira, 436 blocos já realizaram a inscrição pelo site http://carnaval.rio/registro, para pedido de autorização de desfiles para o Carnaval Rio 2019. O prazo final para inscrição dos blocos é até 15 de junho.