Mais Lidas

Encontro de gerações da Estação Primeira

Tia Suluca dá as bênçãos para Cacá Nascimento, estrela do desfile campeão

Cacá Nascimento visitou Tia Suluca e recebeu a bênção da baluarte
Cacá Nascimento visitou Tia Suluca e recebeu a bênção da baluarte -

Entoando versos de Cartola, Cacá Nascimento, de 11 anos, encantou Tia Suluca, 92. Na casa da baluarte da Mangueira, adocicada por quitutes de goiaba, a menina que encantou o Brasil na comissão de frente do desfile campeão da Verde e Rosa recebeu a bênção da matriarca da escola, que tem o sangue do eterno mestre-sala Delegado na veia.

"Essa menina já está na história da Mangueira. É inteligente, sabe o que está fazendo", diz Tia Suluca. Os 92 anos de vida não tiram de Arlette da Silva Fialho a disposição de defender a escola pela qual começou a desfilar quando ainda tinha 7 anos, levada pelo irmão, Delegado, primeiro mestre-sala da agremiação, morto em 2012.

"Eu tenho muita saudade dele. Foi o maior mestre-sala do mundo. Eu me lembro que a gente dançava em casa, usando uma vassoura. Mas eu não quis ser porta-bandeira, pois é uma função que cansa muito", conta a baluarte, que é presidente de honra da Ala das Baianas.

"Nossa fantasia era de papel crepom. A Dona Neuma que fazia. Quando chovia era um sufoco, mas o amor pela escola superava isso. Só de ouvir a bateria ensaiando pela Rua Visconde de Niterói, eu descia correndo do Buraco Quente para ir atrás. Era bom frequentar essas festas e ouvir sambas de Cartola e de Carlos Cachaça. Era bom ver a Dona Neuma e a Dona Zica", diz Tia Suluca.

'Sempre gostei de ir no chão'

Dos locais que já abrigaram os desfiles do Carnaval carioca: Praça Onze, Avenida Rio Branco, Estádio de São Januário, Avenida Presidente Vargas e Sapucaí, esta a partir de 1978, ela prefere a última. "Ela é pequena para mim, mas eu gosto. E eu sempre gostei de ir no chão. Agora é que tenho de ir no carro", ressaltou.
Sem perder um Carnaval ao longo desses 85 anos de serviço à Mangueira, incluindo os ensaios, Tia Suluca ficou encantada com o enredo 'História para ninar gente grande' e com o samba campeão de 2019. "Eu senti firmeza. E eu nunca tinha visto um samba tão bom como esse", contou a baluarte, que sugeriu: "A Mangueira precisa lembrar de seus mestres que andam tão esquecidos, como Jamelão (ex-intérprete, morto em 2008) e Delegado".

Quer ser intérprete e passista

Oriunda da escola de samba mirim Mangueira do Amanhã, Cacá Nascimento arrebatou corações interpretando a estudante da comissão de frente, na qual exibiu a faixa 'Presente', o que fez lembrar a vereadora Marielle Franco (Psol), assassinada em março de 2018.
"Fiquei muito feliz em participar do desfile. As pessoas da escola são incríveis. Eu tive que ensaiar muito", contou a menina, que participou do último The Voice Kids, da TV Globo, e também gravou o samba-enredo campeão deste ano.
No 6º ano do Ensino Fundamental, Cacá tem o sonho de ser cantora e quer levar isso para a história que inicia na Mangueira. "Antes eu queria ser porta-bandeira, mas não tenho o talento da Squel (Jorgea, atual dona do posto). Quero ser intérprete e passista".

Cacá Nascimento visitou Tia Suluca e recebeu a bênção da baluarte Luciano Belford/Agência O Dia
Cacá Nascimento interpretou uma estudante na comissão de frente e levantou a placa 'Presente' Alexandre Brum / Agência O Dia