Mais Lidas

Carnaval 2020: Unidos de Bangu homenageia ancestralidade africana na Sapucaí

Agremiação mostrará ao público as histórias africanas através dos olhos do ancestral, Griô, que leva os acontecimentos para as gerações mais novas

Unidos de Bangu
Unidos de Bangu -
A Unidos de Bangu fará uma homenagem à ancestralidade congolesa neste sábado de Carnaval. Na Marquês de Sapucaí, a agremiação da Zona Oeste carioca cantará as "Memórias de um Griô: a diáspora africana numa idade moderna e muito menos contemporânea". 
Escrito por Tiago Freitas e idealizado pelo carnavalesco Bruno Rocha, o samba-enredo mostrará ao público as histórias africanas através dos olhos do ancestral, Griô, que leva os acontecimentos para as gerações mais novas. Ele terá um papel fundamental de fazer os mais jovens entenderem a dispersão africana, causada pela escravização dos povos negros pelos europeus. 
"Ah! Saudade ressoou o meu tambor / Num pedaço de terra consagrado na memória / Ôô eu sou um Griô / Viaja o tempo nos rumores da história / Nesse chão debrucei toda força de um rei / Um ébano elo com a natureza/ Mas a traição me tornou o alvo / Escravo de quem era minha certeza", conta o samba.
A Unidos de Bangu será a terceira escola a desfilar no sábado, 22, pelo Grupo de Acesso. Em 2017, a agremiação mais antiga da Zona Oeste conquistou o título da Série B do carnaval carioca e teve a oportunidade de retornar à Série A.