Mais Lidas

Rainha da Viradouro desabafa sobre incêndio no barracão: 'Dói o coração'

Raissa Machado conta que a escola de Niterói vinha produzindo máscaras para ajudar no combate à Covid-19

Raissa Machado
Raissa Machado -
Rainha da bateria da Unidos do Viradouro, Raissa Machado falou sobre o incêndio de grande proporção que tomou conta do barracão da escola no início da manhã desta quinta-feira (30), na Cidade do Samba, localizada na Zona Portuária do Rio. À colunista Fábia Oliveira, de O Dia, ela fala do sentimento dos componentes da escola com as recentes perdas, revela que a agremiação campeã do Carnaval 2020 vinha confeccionando máscaras para ajudar no combate à Covid-19, e afirma que esta não será a primeira vez que a escola de Niterói irá ressurgir das cinzas.
Acha que esse incêndio foi provocado ou foi acidente?
Ainda não é possível falar alguma coisa, porque ainda não fizeram um perícia. O que sabemos é que perdemos bastante coisa, o que nos deixa tristes, mas ao mesmo tempo também estamos aliviados em saber que não tivemos nenhum ferido. Graças à Deus. A Viradouro tem todos os equipamentos e instalações exigidas pelo CEBERJ, e por isso também os danos não foram maiores. Temos uma comunidade muito forte e guerreira e juntos vamos conseguir correr atrás dos prejuízos materiais.

Como estão os componentes da escola em relação a esse incêndio?
Estamos todos muito tristes. É muito ruim acordar com uma notícia dessas, em especial num momento tão delicado que estamos enfrentando em todo mundo com essa pandemia do novo coronavírus. Dói o coração!

Você continua animada com o Carnaval do ano que vem?
A Viradouro é como uma fênix. Já ressurgimos das cinzas antes. Em 92 um carro pegou fogo, e em 2017 fizemos todo um carnaval em apenas dois meses. Então a esperança segue sim acesa. Somos guerreiros e já superamos muitas coisas e não desistimos nunca. Somos um chão forte e que não foge a luta.

O que tinha de pronto no barracão?
A Viradouro estava fazendo um trabalho lindo no barracão, confeccionando máscaras para distribuir ajudando na prevenção do coronavírus.

Além da pandemia, esse incêndio veio pra atrapalhar a situação financeira da escola?
Eu não tenho muitas informações sobre isso. Mas acredito que ainda não deu para calcular em valores todos os prejuízos. Deve abalar, na medida em que se perdeu matérias e não se sabe ainda se teve danos estruturais, mas eles ainda não sabem o tamanho disso, nem o quanto vai afetar, se vai afetar o orçamento da escola

Vocês estão esperançosos quanto ao Carnaval do ano que vem acontecer ou estão com medo de ser cancelado?
O mais difícil dessa pandemia, além das muitas perdas que vem causando no mundo inteiro, é não saber até quando isso vai durar. Eu ainda tenho esperança de que o Carnaval aconteça sim, porque vamos precisar de um pouco de alegria para superar tudo isso. E não existe uma festa mais alegre do que o carnaval. Mas acredito que as escolas podem acabar encontrando bem mais dificuldades do que o habitual para levar seus carnavais para a avenida. Mas não é possível afirmar. Por enquanto só torcer mesmo, para que tudo isso passe logo e a gente possa voltar aos nossos cotidianos.