Mais Lidas

Museu do Samba relembra vítimas da covid-19 em ato simbólico de abertura do Carnaval

Duas baianas fizeram uma 'lavagem espiritual' na entrada do espaço cultural

Museu do Samba
Museu do Samba -
O Museu do Samba realizou, nesta sexta-feira, um ato simbólico de abertura do Carnaval, na data em que a chave da cidade seria entregue ao Rei Momo. A cerimônia foi realizada no Museu do Samba, na Mangueira, e contou com um grupo restrito de participantes e sem a presença do público.
O ato também prestou homenagens às vítimas do coronavírus. Duas baianas fizeram uma espécie de 'lavagem espiritual' da entrada do museu. A cerimônia também foi de defesa do Carnaval, dos sambistas e dos trabalhadores da folia.
"Nossa ideia é celebrar a cultura do samba e do carnaval na data em que o Rei Momo estaria recebendo as chaves da cidade. Não será uma festa, e sim um ato de sambistas, em que iremos homenagear as vítimas da covid-19 e exaltar a tradição carnavalesca do Rio de Janeiro, reverenciando nossos valores ancestrais. Chegamos a sugerir para a prefeitura fazer um ato simbólico na Sapucaí, sem público obviamente, mas não foi possível. Então faremos na porta do Museu", explica a fundadora do Museu do Samba, Nilcemar Nogueira.