Mais Lidas

Escolas escolhem sambas-enredo finalistas para o Carnaval 2022

Doze escolas do Grupo Especial caminham em lives ou com público reduzido nas quadras para definição dos sambas de 2022. Finais são em outubro na TV Globo

Viradouro, atual campeã, realiza etapa do concurso de samba, seguindo as normas sanitárias, com a quadra praticamente vazia
Viradouro, atual campeã, realiza etapa do concurso de samba, seguindo as normas sanitárias, com a quadra praticamente vazia -
Rio - Agosto acelerou o ritmo nas escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Com a novidade da transmissão das escolhas dos sambas-enredo para o Carnaval 2022, pela primeira vez na TV Globo, todas 12 agremiações terão que entregar suas obras finalistas até o dia 31 deste mês. A partir de setembro acontecem todas gravações e as finais estão marcadas para outubro, nas noites de sábado, antes do "Altas horas".
Pelo acordo entre Liesa e TV Globo, cada escola levará três sambas finalistas. Até agora, o Paraíso do Tuiuti é a única que já terminou esta fase. A iniciativa pioneira vem da nova gestão da Liga, comandada por Jorge Perlingeiro, e com a direção de marketing do empresário Gabriel David.
"São cinco programas. Os quatro primeiros com três escolas cada. No quinto já teremos todos os sambas escolhidos. O corpo de jurados será de cada escola e a Globo faz a produção", revelou Perlingeiro.
Antes da etapa final, o público pode acompanhar nos canais das escolas no YouTube. Quatro agremiações foram contempladas com a Lei Aldir Blanc e outras oito receberam pelo Fundo Estadual de Cultura para realizarem essas lives até o fim do mês de agosto.
O sonho de voltar a desfilar em 2022, com toda população vacinada, está muito perto de virar realidade. A Viradouro, atual campeã do carnaval, segue realizando suas etapas classificatórias de samba-enredo e para os segmentos o momento é de reencontro.
"É uma felicidade imensa, mesmo a gente sabendo que a quadra não pode estar cheia, rever os amigos, sentir um pouco da energia desse chão, é muito importante. A vacinação está andando", disse Luana Bandeira, musa da escola.
A Mocidade Independente de Padre Miguel foi uma das escolas de samba que mais perdeu integrantes e torcedores na pandemia. Por isso, o clima no retorno foi de ainda mais emoção, saudade de componentes queridos e a esperança na vida normal.
"É uma mistura de sentimento. Tristeza pelos que se foram, perdemos muita gente querida, e a esperança que tudo isso passe logo e a gente posso voltar ao normal. Tem a alegria pelo retorno", afirmou Paula do Rosário, coordenadora do departamento social.
Para a passista Thay Barbosa, de 22 anos, que desfila como passista do Salgueiro há três anos, a entrada na quadra trouxe uma sensação inesquecível.
"Fiquei arrepiada. Não via a quadra com movimento há muito tempo. Foi um baque para quem é amante do samba essa pandemia. Hoje, a sensação é de esperança que as coisas vão melhorar. Acredito bastante que vai ter carnaval".