Mais Lidas

De volta no 'Amor & Sexo', Mariana Santos revela que integrantes do programa amadureceram

Apesar da espontaneidade na TV, Mariana Santos jura que é uma pessoa reservada, adora ficar sozinha e acredita que "a liberdade passa por ser quem você quiser ser"

Mariana Santos
Mariana Santos -

Rio - No ar na nova temporada de 'Amor & Sexo', Mariana Santos se empolga ao falar do programa, hoje na décima primeira temporada. "Agora eu até cantei! Fizemos muitas brincadeiras novas. Nos jogamos, e foi literalmente: quase caí feio, gravando um episódio!", conta, aos risos, a atriz, que integra o elenco há seis temporadas.

Depois de tantos anos de programa, o que mudou?

"Nossa, tanta coisa. Acho que muita gente passou a me conhecer depois do programa. E eu amadureci muito", constata. "Aliás, acho que todos nós que fazemos o 'Amor & Sexo' amadurecemos. A cada programa, a cada tema. Muitas vezes, achamos que algum tema é corriqueiro demais, até porque sempre tive a cabeça muito aberta. Mas vi que não é bem assim, temos que falar".

Desde o início de outubro, a atração voltou para as noites de terça da Globo, convidando os participantes e telespectadores a falar sobre sexo, amor e comportamento humano.

"Vamos falar de feminismo, de corpo. Amadurecemos também no sentido político. O programa ficou muito poderoso. Na verdade, nunca fizemos piada pela piada. Brincávamos para chamar o público para falar daquilo".

PODER DO HUMOR

Para a carioca, o programa abre espaço para o debate e consegue falar sobre tudo, de forma descontraída. "O humor é uma ferramenta muito poderosa para convidar as pessoas a pensar em um tema. Você ri e aprende. Tantas vezes você fala de assuntos importantes através do humor. A pessoa dá risada, mas está ali absorvendo", analisa. "Amadureci também minha consciência de fala. Me sinto cada vez mais responsável pelas coisas que digo, e temos que nos sentir assim mesmo".

No entanto, ela admite que manter a naturalidade é fundamental para tudo fluir. Ela nem gosta de ler os roteiros antes de gravar.

"Cada um trabalha de uma forma, mas não gosto. Claro que sei dos temas antes, para toda preparação, mas não gosto de saber das perguntas que vão fazer, por exemplo. É improviso total. Me preparo quando tenho que cantar. Mas estou lá brincando aquele jogo, me colocando à disposição. É um exercício maravilhoso".

LIBERDADE DE SER

Quem olha para Mariana, nem imagina que por trás de toda espontaneidade e graça, também existe uma pessoa reservada. "Não sou tão extrovertida assim. Sou mais pacata. Não sou tímida, não tenho muita vergonha de nada. Mas sou reservada na minha vida pessoal", diz.

"Também gosto de ficar sozinha. Quietinha. Não sou muito de ir a festas. Meus amigos dizem que sou um saco porque não vou a lugar nenhum", diverte-se.

Aos 42 anos, Mariana também diz que aprendeu muitas curiosidades sobre sexo através do programa. "Essa coisa de sexo tântrico me deixou encantada, de ver como as pessoas conseguem fazer. Mas ainda não fiz", conta.

"Também não abri minha relação, nem tenho vontade. Embora a gente tenha ouvido a Regina (Navarro Lins, psicanalista, e também no elenco do programa) falar muito disso. Mas também acho que a liberdade passa por isso. Ser quem você quiser ser, escolher. Você poder escolher se quer ou não abrir", analisa. "Você pode ter uma relação fechada e ser muito feliz. Acho que existe espaço para todos os tipos de relações, e temos que ter essa empatia. É importante respeitar cada um e suas escolhas", completa.

REALIZAÇÃO

Mariana está num momento especial da vida. "Estou me sentindo mais segura e me sinto melhor mais velha. É amadurecimento mesmo. Acho que fiquei mais bonita", comenta. "Mas essa coisa de beleza nunca foi preocupação para mim. Isso de emagrecer ou ter um corpo perfeito, sabe? Emagreci recentemente 7 kg por conta da saúde. Eu estava com açúcar e colesterol altos".

E a atriz confessa: "No geral, acho mesmo que é um momento de muita felicidade na minha vida. Como artista e como mulher".

Casada desde 2016 com Rodrigo Velloni, ela não sente pressões sobre a maternidade. "Já pensei muito nisso, mas nunca foi uma questão ser mãe, gerar um bebê. Nunca tive pressão nenhuma do meu marido para isso. Ele tem um filho de 17 anos. Mesmo se não tivesse, nunca me senti cobrada", afirma.

"Sempre fui muito livre em relação a isso. Talvez eu adote. Desde pequena tenho essa vontade. Então deixa vir, vou sentir onde está meu filho. Tenho que sentir se está em algum lugar. Se é daqui (barriga) ou vou adotar".

A atriz se prepara para sua estreia como apresentadora. Ao lado de Marcelo Serrado, ela estará à frente de 'Espaço Pra Dois', previsto para estrear em janeiro no GNT. Na atração, eles vão entrar na vida de vários casais que têm grandes divergências em relação a algum ambiente da casa onde moram. "Nosso papel é juntar estes gostos e fazer com que a harmonia volte a reinar no ambiente. Tem dramaturgia, brincadeira, piada, improviso", diz.