Mais Lidas

Danilo Gentili tem nova condenação por ofensa a Marcelo Freixo

Humorista foi condenado a pagar R$ 20 mil ao deputado Federal do PSol

Danilo Gentili
Danilo Gentili -

A prisão de Danilo Gentili ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira. Após ser condenado a seis meses e 28 dias de detenção, em regime semiaberto, por injúria contra a deputada federal Maria do Rosário Nunes (PT/RJ), o apresentador do SBT Danilo Gentili foi condenado, agora, a indenizar o deputado Federal Marcelo Freixo  (PSol/RJ) em R$ 20 mil, por conta de ofensas feitas em sua conta de Twitter, em 2017. Na ocasião, Gentili comentou na rede social uma reportagem sobre a ex-mulher de Freixo, que acusava o deputado de machismo. O processo foi movido pelo político quando ele ainda era deputado estadual pelo Rio de Janeiro. 

Na época, Gentili chamou o parlamentar de "deputado de merda" e "farsante" no Twitter. Em outro post, Danilo associou Freixo ao grupo de mascarados vistos em manifestações políticas. "E os seus black blocs? Mataram mais alguém esses dias?", questionou o apresentador.

Danilo Gentili - Reprodução da internet

Em sua defesa, Gentili alegou que estava em seu direito de liberdade de expressão. A decisão da Justiça, no entanto, ponderou que o humorista passou dos limites, de acordo com um trecho do documento. "A conduta do réu não se resumiu a tais manifestações, revelando uma verdadeira progressão de ofensas ao autor, o que extrapolou os limites do tolerável e admissível em nosso Estado Democrático de Direito. Se a conduta do réu se revelou lícita em algumas das manifestações, eis que amparada em seu direito constitucional, com a progressão e aumento das postagens, utilizando palavras de baixo calão direcionadas ao autor, a sua conduta revelou-se abusiva e violadora do direito constitucional da personalidade", diz.

Danilo Gentili Reprodução da internet
Danilo Gentili Reprodução da internet