Influenciadores digitais participam de reality show na Região dos Lagos
Participantes são da Baixada Fluminense e das Zonas Norte e Oeste do Rio e foram reunidos pelo diretor fotográfico Andre Damião em projeto que busca representatividade
Por Meia Hora
Publicado em 09/06/2019 11:16:00Eles não cantam no 'The Voice', não estão confinados no 'Big Brother Brasil' e não brilham no horário nobre da telinha, ainda. Mas os influenciadores Allan Lacerda, Camilla de Lucas, Diego Esnat, Luane Dias, Mel Oliveira, Thaís Custódio e Yris Araújo, nascidos e criados na Baixada e nas Zonas Norte e Oeste do Rio, também têm muito o que dizer e já fazem sucesso produzindo conteúdo não só com os moradores de sua região, mas com os cariocas em geral. No intuito de ampliar o alcance e na busca de representatividade, eles viram no projeto do diretor fotográfico Andre Damião, a 'Trip Damião', a chance de alçar novos voos e, de quebra, desmistificar os padrões de 'blogueirinhos perfeitinhos' impostos pela rede.
"A viagem surgiu do desejo de sincronizar olhares. De mostrar que a galera pobre, que não mora na Zona Sul, também tem conteúdo para produzir. É aquela galera que dá nó em pingo d'água, que se vira como pode, dá um jeito de sobreviver mesmo com tantas dificuldades, e dessa luta, nasce uma música que vira hit, um meme que domina a internet ou um influenciador que arrebata multidões por mostrar o seu dia a dia real, desde o trem cheio até as comprinhas no brechó", diz Andre, de 23 anos. "As pessoas se identificam. O público gosta de ver o belo, mas quer trazer isso para a realidade dele. E eu acredito que é este o pulo do gato".
Pensando nisso, Andre convidou os influenciadores a participar de seu projeto, fez as malas e colocou o pé na estrada, para desbravar a Região dos Lagos no Rio. "Foi muito bacana porque tivemos um giro digital que abordou todos os ramos, como moda, lifestyle, humor e beleza. Fizemos um verdadeiro reality show com lives e vídeos postados na internet diariamente. Os seguidores participavam assiduamente, gostavam de ver todos aqueles jovens hospedados em uma pousada, vivendo várias aventuras em belos cenários, passando alguns apertos engraçados como os caldos no mar, as chaves do quarto perdidas, entre outras situações hilárias", conta o diretor fotográfico.
Ampliando a rede
Com 1,3 milhão de seguidores, Luane Dias, de 25 anos, diz que toda vez que viaja a repercussão é grande em suas redes sociais. "É muito bacana ver que eu ainda represento os moradores da minha comunidade (em Cordovil), mesmo não morando mais lá. Ocupar esse espaço sendo uma mulher negra e da comunidade tem um peso. É importante ressaltar esse poder que a internet deu para muita gente que não via portas se abrindo na TV, por exemplo".
A influenciadora Yris Araújo, de 19 anos, que mora em Ramos, destaca a oportunidade de ganhar mais visibilidade com o projeto de Damião. "É incrível poder transmitir aos que me seguem que vir de baixo e de forma independente não é sinônimo de estagnação e que, sim, é possível caminhar ao topo sem subir em ninguém, com sua própria essência e origem", diz a jovem, que tem 204 mil seguidores no Instagram e aponta a mãe como maior inspiração: "Solteira, com duas filhas, ela conseguiu driblar as dificuldade de ter engravidado cedo e ser mulher-mãe-solteira na nossa sociedade".
Para Damião, quando há oportunidades, as barreiras de classe desaparecem. "Se há chances, todos são capazes de produzir, trabalhar e até conquistar sucesso. Mas tanto quanto se sentir representadas, as pessoas querem conquistar o seu espaço e criar. E o retorno vem. Tanto que já recebemos um convite bem bacana para repetir a trip e o reality fora do Brasil. Teremos muitas novidades em breve".
Saiba quem são os influenciadores: