Mais Lidas

Atriz acusa Xanddy Harmonia de intolerância religiosa

Luana Xavier fez desabafo no Instagram após show da banda

Xandyy Harmonia
Xandyy Harmonia -
A atriz Luana Xavier registrou um show do Harmonia do Samba no último domingo e acusou o vocalista, Xandyy, de intolerância religiosa. Luana se declarou fã do grupo e relembrou das vezes que saiu para curtir a banda favorita. O desabafo foi feito no Instagram da atriz. 
"Sou muito fã do Harmonia. Há muitos e muitos anos. Já fui em inúmeros shows deles: aqui no Rio, em Salvador e até em Vitória, mas hoje me decepcionei bastante com o Xanddy. Que ele é evangélico e fala bastante sobre sua religião, inclusive em shows, disso todo mundo sabe. E definitivamente não é um problema. Porque falar da nossa própria religião é um direito que nos compete. Porém, hoje no repertório do show tinha a música Raiz de Todo Bem, comumente cantada pelo intérprete Saulo. Peço que reparem no vídeo. Comecei a filmar depois de um minuto de música rolando porque eu não conseguia acreditar no que estava acontecendo. Pois bem..... Xanddy suprimiu a frase 'do canto Candomblé' durante toda a música. Um desrespeito sem tamanho", afirmou a artista.
Mostrando estar bem indignada com a situação, ela continua:
"Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra 'Candomblé', então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim. 'Mas Luana, você foi se divertir em um show e já voltou problematizando?' Sim! E sabe por que? Porque durante anos o Candomblé foi uma religião proibida de ser exercida. Toques de Candomblé eram caso de polícia. E para tristeza do povo de axé, voltamos a essa era das trevas, onde muitos terreiros estão sendo invadidos por fundamentalistas religiosos. Portanto precisamos falar, sim, sobre intolerância religiosa. E ao cantor Xanddy fica aqui o meu apelo... apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: respeite o nosso sagrado! Respeite a nossa fé! Principalmente você que canta 'respeite quem pôde chegar aonde a gente chegou'. Se não pode pronunciar a palavra Candomblé, retire a música do seu repertório. Fico no aguardo! Axé pra quem é de axé!", finalizou ela.

Uma das personalidades que comentou e apoiou a crítica foi Tia Má: "Uma das formas de nos matar é assegurando a nossa invisibilidade! Por isso, nós, pessoas das religiões de matriz africana, temos a obrigação de problematizar! Isso não é bobagem, é genocídio!", comentou. 
Mesmo com a repercussão da publicação o cantor e a banda não comentaram o assunto até o momento.