Mais Lidas

Jurado de 'MasterChef' revela que reality salvou sua vida

Erick Jacquin contou que o programa o ajudou a dar a volta por cima

Erick Jacquin no programa 'Pesadelo na Cozinha', da Band
Erick Jacquin no programa 'Pesadelo na Cozinha', da Band -
Quem conhece o cozinheiro Erick Jacquin do "MasterChef Brasil" não faz ideia de que ele já passou por muita pindaíba. Ao "Portal UOL", o jurado revelou que o reality foi o grande responsável pela sua volta por cima.
"O MasterChef salvou a minha vida. Foi a grande oportunidade de voltar por cima, de me reinventar, mas não imaginava que chegaria a esse ponto", lembrou. Na época, Jacquin enfrentava uma crise financeira grave depois que seu restaurante faliu, em 2013.
O cozinheiro acreditava que a visibilidade que ganharia no reality o ajudaria a quitar as dívidas que tinha com seus ex-funcionários, que o processaram. Entretanto, antes de ser contratado pela Band, Jacquin foi recusado pelo SBT por não falar português muito bem. "O meu negócio é o meu sotaque. Isso é o que fez o sucesso do meu personagem. É o 'tompero' que todo mundo fala", brincou o chef. 
Trabalhar com televisão era um sonho tão grande para Jacquin, que o cozinheiro nem se importou com o quanto receberia da emissora: "Vieram dois executivos da Band na minha casa e eu pensei: 'Esses caras não vão sair daqui sem me contratarem'. Fiz um almoço, ofereci três caipiroscas e uma garrafa de vodca. Eu estava com tanto medo de falarem: 'Você não fala português', que não ia dar, que nem me interessei pelo cachê. Eu sabia muito bem que ganharia dinheiro depois. Eu peguei o MasterChef como a sorte que passa na sua frente e você não pode deixar passar". 
E o sucesso no reality foi tão grande, que Jacquin ganhou 150 mil seguidores no dia seguinte à estreia. "Um dia uma menina agarrou minha perna e falou: 'Graças a vocês vi meu pai cozinhando em casa. Foi emocionante. Então percebi que não estava fazendo um reality show, mas um programa cultural. Ninguém espera ver no MasterChef uma menina de biquíni na piscina. Mas briga pode ser porque é algo que faz parte da cozinha", afirma.
Além do "MasterChef", Jacquin é o apresentador do "Pesadelo na Cozinha", que já está na segunda temporada. No programa da Band, o cozinheiro ajuda donos de restaurantes a contornarem os problemas financeiros.