Mais Lidas

Felipe Neto compra 10 mil livros com temática LGBT para distribuir na Bienal do Livro

Youtuber tomou a iniciativa em resposta à determinação do prefeito Marcelo Crivella (PRB) de que fiscais retirassem a HQ 'Vingadores - A Cruzada Das Crianças' por mostra dois homens se beijando

Felipe Neto
Felipe Neto -
Felipe Neto irá distribuir 10 mil livros com a temática LGBT gratuitamente na Bienal do Livro. Segundo o "Estadão", o youtuber tomou a iniciativa em resposta à determinação do prefeito Marcelo Crivella (PRB) de que fiscais retirassem a HQ "Vingadores - A Cruzada Das Crianças" por mostra dois homens se beijando.
Alguns títulos escolhidos por Felipe Neto são "Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado", de Thalita Rebouças, "Arrase!", de RuPaul e "O Mau Exemplo de Cameron Post", de Emily M. Danforth. O youtuber não estará presente durante a distribuição dos livros. 
"A ideia foi minha, nascida de um absurdo que a gente está experimentando e vivenciando quase todos os dias no governo brasileiro como um todo. Foi uma resposta a essa intolerância. Num mundo onde a gente precisa incentivar cada vez mais a diversidade, o amor e a aceitação, nós temos líderes políticos e religiosos no Brasil lutando pelo oposto, pelo autoritarismo, pelo excesso de regras baseadas no próprio conceito de moral e não no amor e na aceitação", explicou Felipe Neto ao "Estadão". 
A ação foi muito criticada nas redes sociais e, ao contrário do que o prefeito esperava, o gibi esgotou em menos de 40 minutos. Em nota, a organização da Bienal do Livro reforçou que dá voz a todos os públicos, "sem distinção, como uma democracia deve ser".
Na tarde desta sexta-feira, a organização do evento entrou com um pedido de mandado de segurança preventivo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a fim de garantir o pleno funcionamento do evento e o direito dos expositores de comercializar obras literárias sobre as mais diversas temáticas – como prevê a legislação brasileira.